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Fundamental II


Guias de Orientação

Manual do Estudante 6ª à 9ª Série - parte 2


Continuando ...

 

IX – RECREIO

 

-   Permite-se:

 

-  Comprar ficha na cantina antes do sino da entrada e na hora do recreio, porém, só é permitido lanchar no recreio;

-  Visitar a biblioteca durante o recreio para troca de livros ou pesquisas, comunicando-se a coordenação;

-  Jogar com a bola na quadra, respeitando-se o cronograma, encerrando-se o jogo dez minutos antes do término do recreio.

-  De acordo com a necessidade, a coordenação poderá suspender o uso da quadra no recreio.

 

-   Não se permite:

 

-  Jogar lixo (restos de lanche, papel, guardanapo, latinhas...) no pátio, pelos corredores, escada, quadra e arquibancada;

-  Lanchar na quadra de esportes e na escada;

-  Permanecer nas salas de aula, no saguão superior ou na escada durante o horário de recreio;

-  Fazer brincadeiras inadequadas;

-  Transitar fora do pátio de 6a a 9a série sem autorização da coordenação.

-  Casais de mãos dadas, trocando beijos, abraços, sentando-se ou deitando-se no colo.

 

Importante:

 

-  As turmas de 6a e 7a série  têm um intervalo de trinta minutos no recreio (09h15 às 09h45). Nesse tempo o aluno deverá comprar seu lanche, lanchar, usar o banheiro e beber água, evitando chegar atrasado à aula.

-  Para as turmas de 8a e 9a série haverá dois intervalos de 15 minutos (primeira e segunda aula, um intervalo entre 08h30 e 08h45; terceira e quarta aula, então o segundo intervalo, entre 10h15 e10h30; depois, quinta e sexta aula.

-  Após o horário do lanche, se o professor já estiver em sala, o aluno não poderá entrar na aula, terá de aguardar no pátio externo até que se dê sino para a próxima aula. Deverá apresentar-se à coordenação e justificar-se. Caso esse atraso aconteça por mais de uma vez, o aluno assinará uma ocorrência e os responsáveis serão avisados.

 

X – INSPETORIA DE ALUNOS

            São deveres dos inspetores de alunos (Wilson e Naide) zelar pela disciplina geral dos alunos, em qualquer espaço da escola, fazer a chamada, cobrar o uniforme, verificar a presença nos plantões de dúvida, não permitir a saída da escola sem autorização prévia dos responsáveis, encaminhar à coordenação as questões cujas soluções não lhes cabe, usando de boa educação, como autoridades, embora não autoritários no trato com os alunos.

 

XI – MEIOS DE AVALIAÇÃO

 

         Os alunos serão avaliados diariamente e a todas as aulas, contam sua participação, seu capricho, organização e sua postura em sala de aula. A composição da nota pelo comportamento corresponderá a 20% da média final do bimestre.

1-CTDA  (caderno, tarefa, disciplina e assiduidade)

·         Caderno  vale de zero a dois pontos, deve estar organizado com datas e as pautas das aulas, registros completos, letra legível, tarefas benfeitas e as devidas correções.

·         Tarefa  vale de zero a cinco pontos.

             As tarefas serão vistadas pelo professor no momento do estudo dirigido e anotadas na pauta do professor. Na Sexta-feira, a pauta de tarefas deverá estar completa, com todos os vistos das tarefas da semana.

·         Disciplina  vale de zero a dois pontos.

            O aluno será avaliado de acordo com seu comportamento em sala de aula (pelo respeito que dedica a professores e colegas, por evitar brincadeiras e conversas inadequadas, além de comentários que sejam desagradáveis para outros alunos e atitudes que não condizem à boa postura de estudante). O aluno também será avaliado pelo envolvimento e o interesse no decorrer de todas as aulas.

·         Assiduidade vale de zero a um ponto.

O aluno deverá ser assíduo a todas as aulas (matutinas e vespertinas); quando estiver doente, deverá apresentar atestado médico. É importante que não chegue atrasado para o início das aulas (a tolerância é de dez minutos) e que evite sair durante o período de aula se não for uma necessidade importante.

§  PHDT (participação, habilidade, disciplina e tarefa), apenas na disciplina de Informática;

§  Testes, trabalhos, simulados, rodas de leitura e avaliação a partir do livro da leitura compartilhada;

2-  Provas semanais e simulados  a composição destas notas corresponderão a 80% da média final do bimestre.

·                    Provas semanais serão aplicadas às quartas-feiras, das 14hs às 15h30, compostas por questões objetivas e dissertativas, obedecendo sempre à seguinte ordem entre disciplinas:

P1 – Língua Portuguesa, Geografia, Informática, Ciências e Sociologia/Filosofia;

P2 – Matemática, História, Inglês e Arte.

As provas semanais terão peso dois na composição da média final do bimestre.

·         Simulados obedecerão à mesma ordem das disciplinas das provas P1 e P2, o simulado proporá apenas questões objetivas (dez questões de múltipla escolha em cada disciplina).

O simulado terá peso um na composição da média final do bimestre.

 

XII – PROVAS

 

A correção das provas obedecerá aos seguintes critérios no desconto da pontuação: Em Língua Portuguesa, a cada dois erros (ortográficos, de pontuação, acentuação ou rasuras) desconta-se um décimo; nas demais disciplinas, a cada quatro erros, desconta-se um décimo. Não é permitido o uso de corretivo.

-  As provas semanais serão aplicadas a todas as quartas-feiras das 14hs às 15h30.

-  Se o aluno não chegar até as 14h10, perderá o direito de fazer a prova. Nessa tarde, como não haverá aula, o aluno só deverá vir à escola no horário de sua atividade extracurricular (oficinas, esporte, plantões etc.).

-  As provas serão elaboradas com questões objetivas e dissertativas, o aluno não poderá entregar questões em branco; caso não saiba resolver uma questão proposta, ele deverá escrever “não sei fazer”.

-  Se o aluno for surpreendido colando durante a prova, o professor recolherá a cola (quando possível) e a prova; portanto, nesta prova, o aluno ficará com nota zero.

-  O aluno não poderá sair da sala ao término da prova, deve aguardar, em silêncio e em seu lugar, até que toda a turma termine; ele pode ler o livro da roda ou outro livro que desejar.

-  O professor deverá entregar as provas corrigidas, aos alunos, na semana seguinte à sua aplicação; os alunos são responsáveis por entregá-las aos pais e informar seus resultados.

-  O aluno terá um prazo de 48 horas, após a entrega da prova corrigida, para reclamar sobre a correção ou pontuação alcançada. Após esse prazo, o aluno perderá qualquer direito de revisão.

-  Caso o aluno falte no dia da prova, por doença ou qualquer outro motivo, fará a prova de 2a chamada. Essa prova será aplicada quinzenalmente, sempre às Sextas-feiras, das 14hs às 15h30, pela por uma coordenadora.

-  O aluno que não apresentar atestado médico para justificar sua falta deverá pagar a taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais) por prova de segunda chamada. Portanto, não a realizará sem o pagamento, que deve ocorrer com antecedência.

 

XIII – RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

 

-  A média anual são 7,0 (sete) pontos e o aluno que não alcançar esta nota, por bimestre, em cada disciplina, terá o direito de participar da aula de recuperação, realizando uma nova prova, no período vespertino, sobre o conteúdo programático do semestre.

-  As aulas e provas de recuperação serão ministradas ao fim de cada semestre e de acordo com o cronograma organizado pela Coordenação.

-  O aluno tem direito à aula (no período matutino e no vespertino) de recuperação nos conteúdos estudados no semestre, na semana que antecede a prova. Portanto, na semana de recuperação, as atividades extracurriculares não mais acontecerão.

-  A prova valerá de zero a dez, porém, a nota de recuperação valerá no máximo oito pontos para substituir a menor média do semestre (no primeiro ou segundo, terceiro ou quarto bimestre). Na prova de recuperação, mesmo se o aluno tirar uma nota acima de 8,0 (oito), pontos será considerada a média 8,0 (oito).

 

Importante:

Caso o aluno não compareça para fazer a prova de recuperação, será mantida a média do bimestre.

 

XIV - EXAME FINAL

 

- Ao fim dos quatro bimestres, o aluno deverá alcançar o total de 28 (vinte e oito) pontos por disciplina. Se o total de pontos não for alcançado, ele ainda terá o direito de realizar o Exame Final, em apenas 05 (cinco) disciplinas; se não alcançar o total de pontos em mais que cinco disciplinas, o aluno será reprovado automaticamente.

 

Importante:

 

-  Estará automaticamente reprovado o aluno que não alcançar os 28 (vinte oito) pontos em mais de 5 (cinco) disciplinas.

-  A média para o Exame Final são 6,0 (seis) pontos; é observada a seguinte fórmula:

                                  

                                   Média anual x 3 + nota da prova de exame x 2 = 6

                                                                           5

 

XV - FALTAS

 

-  Verifique o calendário escolar, e evite faltas. O aluno deverá ter 75% de presença nas aulas, conforme o calendário escolar de 200 dias letivos. Lembre-se de que as faltas no período vespertino também serão contadas e lançadas no boletim.

 

- Caso o aluno falte por motivos de sua condição de saúde, apresente atestado médico, que não abona as faltas, mas justifica-as.

 

 

XVI - SIMULADO/ 2017

 

O simulado propõe questões objetivas em todas as disciplinas. Serão realizados assim:

-  Dois simulados bimestrais ao fim de cada bimestre, seguindo a mesma ordem de disciplinas das provas semanais. Portanto, ao término de cada bimestre, os alunos de 6a a 9a série serão avaliados pelo simulado.

- As provas do simulado serão ministrados nas últimas quartas-feiras do bimestre (conforme o cronograma entregue pela Coordenação). A nota do simulado valerá de zero a dez, compondo a nota do bimestre junto das notas nas provas semanais, o que corresponderá a 80% da média final.

-  O aluno que faltar deverá apresentar atestado médico ou pagar a taxa de segunda chamada para ter direito a fazer a avaliação que perdeu. A nota do bimestre será composta por CTDA 20%, pelas provas semanais e a nota do simulado, que correspondem a 80% da nota final.

 

 

XVII – REUNIÃO ENTRE PAIS E MESTRES

            No início do ano há uma reunião geral entre os responsáveis, pelos alunos de 6a a 9a série, os professores de todas as disciplinas, a coordenação, orientação e a direção. Neste encontro são apresentadas as regras da escola e a dinâmica do Ensino Fundamental II.

            Ao fim de cada bimestre há uma reunião para a entrega dos boletins, com atendimento individualizado aos responsáveis junto aos professores. Quando necessário, os pais podem solicitar atendimento individualizado à coordenação e à direção.

 

 

XVIII – EXPOSIÇÃO DE ARTE

         Os trabalhos desenvolvidos na disciplina de Arte, ao longo do ano, nas aulas práticas, serão apresentados em uma exposição que acontecerá no pátio da escola, para apreciação do público (pais, alunos e familiares).

 

XIX - SARAU

 

        A disciplina de Língua Portuguesa trabalhará, ao longo do ano, textos, canções, paródias, poesias e repentes populares. Essas produções serão apresentadas em um SARAU na qual serão desenvolvidas habilidades como a expressão corporal e verbal sequência textual.

        Este trabalho terá uma culminância, no segundo semestre, a fim de apresentar o resultado dos projetos desenvolvidos em sala de aula.

 

 

XX - ATIVIDADES CULTURAIS

 

       Atividades preparadas para que todos os alunos tenham a oportunidade de participar, interagindo com os colegas e o corpo docente, desenvolvendo e aprimorando algumas habilidades e suas relações.

§  HINO NACIONAL (atividade semanal, realizada no início da primeira aula, na quadra de esportes, com todos os alunos reunidos para cantar o Hino Nacional, desenvolvendo o espírito cívico).

§  INTERCLASSE (atividade de prática esportiva relacionada à disciplina de Educação Física).

§  FELUMA (Feira de Livros Usados da Máxima) vinculada à disciplina de Língua Portuguesa.

§  FESTA JUNINA DA SOLIDARIEDADE (evento realizado para ajudar instituições beneficentes). A participação do aluno, durante os ensaios e no dia da festa, será considerada como nota do 2o bimestre na disciplina de Educação Física. O aluno que não participar desta atividade será avaliado em atividades e trabalhos estipulados pelo professor de Educação Física.

§  DIA DO ESTUDANTE/ FESTIVAL CULTURAL (atividade realizada com a apresentação dos talentos dos alunos, pais e professores para comemorar o dia 11/08; há músicas e danças).

§  FESTA TEMÁTICA (evento para 7ª, 8ª e 9ª série, momento especial de descontração e dança).

§  PASSEIO À CHÁCARA MÁXIMA (um dia de lazer na chácara de nossa escola).

§  GINCANA CULTURAL (atividade que envolve professores e alunos em tarefas práticas, teóricas e na arrecadação de alimentos que serão distribuídos por instituições beneficentes de nossa cidade).

§  SARAU (atividade cultural desenvolvida pelos alunos de 6a a 9a série na disciplina de Língua Portuguesa, visando à finalização dos projetos do ano).

§  CONCLUSÃO DA 9ª SÉRIE (semana com atividades extras no pátio da escola).  Das comemorações do momento especial de despedida da escola e do Baile de Formatura, que envolvem custos, o aluno só participará se seus responsáveis assim desejarem.

 

Importante: Mesmo participando de todos os eventos de despedida da 9ª série, se o estudante não alcançar a média anual 7,0 (sete) pontos, ao final do ano letivo, ele terá direito ao Exame Final e pode ser reprovado se não fizer a devida pontuação. 

 

XXI – AUDITÓRIO

            Espaço da Escola Máxima reservado para o acolhimento de eventos culturais (reuniões  e estudos de nossa equipe, apresentações dos grupos de canto coral, de teatro, cerimônia de formatura, de palestras e outros). A utilização deste espaço exige respeito, cuidado e preservação. Não serão permitidos alimentos e bebidas no local.

 

XXII – EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

            A escola atende aos alunos com necessidades educacionais especiais, conforme a dificuldade de cada um. Os professores e a equipe pedagógica são orientados por especialistas e acompanhados, diariamente, pela coordenação e direção, além do setor de Psicologia da escola, quando necessário. Esse atendimento especial só será possível mediante laudo médico e em consonância com a família.

 

XXIII – ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

 

      As psicólogas escolares desenvolvem atividades direcionadas junto aos alunos, aos professores e funcionários e atuam cooperando com os trabalhos da direção, da coordenação pedagógica, da orientação educacional, familiares e profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar (terapeutas, neurologistas, psicopedagogos, fonoaudiólogos, outros). Este atendimento pode ser solicitado pelo professor, pela coordenação ou espontaneamente pelo aluno.

 

ATENÇÃO!

 

- Por meio do Professus, alunos e pais poderão ter acesso aos cronogramas (de aula, plantões, esportes e provas), às tarefas semanais, ocorrências disciplinares e outras informações. O login e a senha para acesso serão fornecidos pela escola. Refaça o cadastro a cada ano, para o recebimento dos e-mails.

A escola também disponibilizará as notas no site www.professus.com.br.

É importante que pais e alunos tomem conhecimento das regras e combinados mencionados neste manual, a cooperação entre família e escola é fundamental para o bom desempenho do aluno em seu aprendizado.

-  Quando necessário, a coordenação entrará em contato com os responsáveis por telefone ou solicitando suas presenças na escola.

           

 

            É necessário garantir-se uma relação de cooperação entre a família e a escola, para o sucesso de uma aprendizagem qualitativa pelo aluno. Sendo assim, estamos à disposição para desenvolvermos juntos um ano proveitoso.

Esperamos que 2017 seja um ano repleto de desafios, sucesso e de muitas conquistas!

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