(67) 3326 - 6081

Fundamental II


Guias de Orientação

Manual do Estudante 6ª à 9ª Série - parte 1


 

 

 

MANUAL DO ESTUDANTE

6ª à 9ª Série -  ENSINO FUNDAMENTAL II

2017

            Querido(a) aluno(a),

 

Seja bem-vindo(a)! Este ano se inicia com muitas novidades. É importante que sejam claras a proposta de ensino e as regras para a realização de nosso trabalho, assim conseguiremos estabelecer uma relação de tranquilidade.

            Neste manual, você encontrará informações e princípios que devem fazer parte de sua conduta para uma boa convivência neste ambiente escolar. O respeito para com todos e sua auto-organização são os objetivos destas normas, você deve conhecer os aspectos que competem a você.

            Desejamos que neste ano nossa convivência seja harmoniosa, sedimentada no saber e na construção do conhecimento. Venha para as aulas dos períodos matutino e vespertino com bastante vontade de aprender e trocar. Você será desafiado(a) constantemente, deverá cumprir com seus deveres diários, estudar e fazer suas tarefas. O seu rendimento escolar é o nosso compromisso, mas sua felicidade também, nos faz feliz.

            Sempre quando sentir necessidade de entender ou rever algum ponto, retome a leitura deste manual e conte com toda nossa equipe para o seu sucesso.

                        

                       

Direção

 

DIREÇÃO:

Cleuse Marlei S. R. Calves

Marlene Sguissardi da Rosa

Sirlene Sguissardi da R. Muellas

 

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:

Cristiane Castro Rezende Diniz Leonardo

Déborah Marinho de Carvalho Ortega 

Tânia Maria Monteiro 

 

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL:

Andréa Cristina Teles Carvalhal

 

PSICÓLOGA ESCOLAR:

Thaiany da Rosa Muellas Medeiros  e Raquel Martinez Cordeiro de Souza

 

 

I – HORÁRIOS: ENTRADA E SAÍDA

Matutino:

Entrada: 7 horas.

            O limite no atraso que permite aos alunos assistir à 1a aula é de dez minutos, ou seja, até as 7 horas e 10 minutos. Após esse horário, o aluno só poderá entrar para assistir à 2a aula. Perderá a manhã de aula aquele que chegar após o sinal da segunda aula, ou seja, após as 7 horas e 45 minutos.

 

Saída: 12 horas.

            A entrada e a saída dos alunos de 6a a 9a série (Ensino Fundamental II) ocorrem pelo portão da Rua Piratininga. A entrada e a saída dos alunos de Educação Infantil à 5ª série ocorrem, exclusivamente, pela Rua Goiás; não é permitido que os alunos de 6a a 9a esperem seus pais com seus irmãos menores no pátio da Educação Infantil à 5a série, vale a mesma regra para os alunos da Educação Infantil à 5a série no pátio da 6a à 9a.

 

II – ATIVIDADES NO PERÍODO VESPERTINO

 

Aulas obrigatórias das 14hs às 15h30min de Segunda a Sexta-feira

 

Entrada: 14hs

            O limite no atraso que permite aos alunos assistir à 1a aula é de dez minutos. Após esse horário, o aluno só poderá assistir à 2a aula.

 

Saída:

           As aulas terminarão às 15h30, após este horário, os alunos deverão escolher uma atividade (aula de Espanhol, oficina de redação, Matemática ou Robótica, Plantão de Dúvidas ou esportes), conforme o cronograma entregue aos alunos.

 

Aulas de Espanhol

           

            É oferecida pela escola, sem custo adicional, uma aula semanal, para que os alunos tenham contato e conheçam este idioma. As turmas são agrupadas de acordo com o nível de domínio da Língua. Os horários são definidos conforme o cronograma. A avaliação nesta disciplina obedece aos critérios para as disciplinas curriculares (prova 80% + CTP 20%).

 

Oficinas:

·         Redação e Matemática: Bimestrais, terão uma aula por semana com duração de 1h30 (conforme o cronograma de cada série). O material de apoio para as oficinas serão uma apostila e um caderno.

·         Robótica: Anual, uma aula semanal com duração de 1h30min. O material adquirido na matrícula será utilizado ao longo do ano.

Obs.: Todas as oficinas entregam um certificado da quantidade de horas ministradas em aulas.

 

Atividades esportivas

 

            Estas são as atividades esportivas desenvolvidas na escola:

Futsal (masculino e feminino), voleibol (misto), conforme o cronograma de seus horários, sem custos para os alunos;

Jiu-jítsu.  Esporte desenvolvido na escola para os alunos que desejarem aprender ou aperfeiçoar-se nesta modalidade (há custo adicional).

 

Permissão para os alunos saírem da escola sem a companhia dos responsáveis

            É necessária autorização dos pais por escrito (para o horário matutino ou vespertino). Autorizações de anos anteriores não mais são válidas, é preciso renová-las.

            O aluno que, na saída, tiver autorização para esperar seus responsáveis do lado de fora do portão deverá comportar-se devidamente, caso isto não ocorra, ele perderá este direito e os responsáveis serão comunicados.

            Em casos de necessidade urgente, serão tomadas soluções paliativas de proteção.

            Obs.: A escola estará isenta de responsabilidade se o aluno, na companhia de seus pais ou responsáveis, envolver-se em qualquer situação de risco ou desentendimento já fora da escola.         

 

III – UNIFORME

 

            O uso do uniforme é obrigatório, diariamente, inclusive nas aulas do período vespertino, nas aulas de Espanhol, plantão de dúvidas, oficinas, esportes e quando o aluno estiver na escola fazendo pesquisas e/ou trabalhos.

É proibido o uso de shorts curtos nas aulas de Educação Física, Esporte ou em qualquer atividade da escola, nos períodos matutino e vespertino, esta proibição é verificada desde o portão de entrada.

Masculino: Calça jeans ou bermuda azul-escura ou preta e sem estampa Camiseta azul da escola.

Feminino: Calça jeans azul ou preta, legging ou bermuda no joelho (azul-escura ou preta e sem estampa) e camiseta azul da escola (tem de ser bermuda e não shorts).

Educação Física e Esporte: O uniforme (masculino e feminino) deve ser bermuda ou legging, camiseta azul da escola e tênis.

Calçados: Tênis e sandálias.

Obs.: Não é permitido o uso de chinelos e rasteirinhas (no período matutino ou vespertino).

 

Importante:

            A calça jeans (masculina e feminina) não pode ser rasgada, desfiada ou muito clara.

            O aluno que não estiver usando o uniforme de Educação Física perderá o direito de participar da aula e o desrespeito a esta regra será anotado pelo professor e comunicado à coordenação.

            Só será permitido o uso da camiseta da gincana ou dos jogos interclasse no período vespertino.

 

IV – REGRAS GERAIS DA ESCOLA

 

-  É permitido utilizar-se o celular no horário do intervalo (recreio), à entrada e à saída da escola. No entanto, ele deverá permanecer desligado e dentro do armário durante todo o período de aula. Caso o aluno insista em manuseá-lo ou utilizá-lo dentro da sala de aula, ele será advertido por escrito.

 

-  Se houver necessidade de o aluno comunicar-se com seus responsáveis a respeito de mal-estar ou doença, ele deve procurar a Coordenação para a devida providência, pedindo autorização ao professor para sair da sala, então solicitar uma ligação pelo telefone da escola.

 

É proibido ao aluno...

 

§  Sair da sala sem autorização do professor;

§  Assistir à aula junto de outra turma e/ou série;

§  Entrar depois que o professor estiver em sala, após o recreio;

§  Conversar atrapalhando o bom andamento das aulas;

§  Jogar baralho ou qualquer outro jogo de azar;

§  Praticar qualquer tipo de comércio (vendas);

§  Adentrar na sala dos professores e circular pelas dependências do Ensino Fundamental I ou da Educação Infantil sem autorização;

§  Desrespeitar professores, funcionários da escola e colegas;

§  Trazer instrumentos musicais, a não ser em ocasiões especiais, sob o consentimento da coordenação;

§  Trazer amigos, primos ou irmãos para assistir às aulas e atividades esportivas, ou qualquer outro evento na escola;

§  Captar imagens ou sons, tirar e/ou participar de fotografias de alunos, professores ou da equipe pedagógica, em atividades, brincadeiras em sala, no pátio, banheiro ou em quaisquer dependências da escola, sem o consentimento de um responsável;

§  Rabiscar ou escrever em carteiras e paredes. Também é proibido sentar-se sobre as mesas dos alunos ou do professor;

§  Depredar ou estragar objetos do ambiente escolar, caso isto aconteça, será cobrado do aluno o valor correspondente ao dano causado;

§  Trazer para a escola livros, impressos, gravuras ou escritos considerados impróprios (pornográficos) para o ambiente escolar, assim como armas e objetos cortantes, fogos de artifício e outros objetos que ofereçam possibilidade de perigos ou ofensas;

§  Formar grupos com fins de promover bullying, algazarras ou desordem nos corredores, pátio e imediações da escola;

§  Mascar chicletes, chupar balas e pirulitos ou lanchar em sala de aula;

§  Fazer uso de bebida alcoólica ou portar substâncias químicas que causem dependência física ou psicológica em toda a área da escola;

§  Fumar dentro da escola (lei n.º 9294 – 15/07/96);

§  Utilizar de gestos obscenos e atos agressivos físicos ou verbais, apelidos ofensivos, ameaças, difamação, intimidação e brincadeiras que possam constranger e humilhar, causando dor e angústia a um colega, professor e ou aos funcionários da escola, caracterizando bullying ou cyberbullying, quando utilizado o espaço virtual para este fim;

§  Namorar ou “ficar” na escola, andar de mãos dadas, trocar beijos, abraços e sentar-se no colo, em qualquer dependência da escola (sala de aula, pátio ou quadra);

§  Trazer lanches ou guloseimas (balas, bolos, pirulitos etc.) para repartir com os colegas, promovendo um lanche coletivo sem o consentimento da coordenação/direção da escola. Também não é permitido trazer bolo para comemorar aniversários de amigos na escola.

§  Usar o laboratório de Informática, Ciências, a sala de arte e a biblioteca fora do horário de aula, sem a autorização e a presença dos professores responsáveis;

§  Nas aulas de Educação Física ou no horário do Esporte, andar pelo pátio, lanchando, conversando com os alunos de outras turmas ou circulando no saguão do térreo. Os alunos devem permanecer junto de sua turma e do professor, nas atividades na quadra ou sentados na arquibancada;

§  Entregar convites (aniversário e/ou outros encontros sociais) em sala de aula quando algum aluno da turma não será convidado; caso queira convidar um grupo selecionado (da sua ou de outra turma) deverá fazer o convite fora das dependências da escola. De qualquer modo, as duas situações devem ser comunicadas à coordenação.

§  Pegar emprestado de colegas ou da coordenação livros da leitura compartilhada e/ou a tabela periódica para realizar provas ou outras atividades avaliativas.

 

 

Importante:

            A escola não se responsabiliza por perdas ou danos em objetos de valor (como celular, joias, relógios etc). Evite trazer à escola objetos que facilmente são danificados ou cuja perda representa prejuízo, inclusive garrafas e copos de acrílico.

 

MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

 

     Os conflitos que ocorrerem em sala de aula serão resolvidos em primeira instância junto ao professor; caso haja necessidade, o professor encaminhará à coordenação e se não houver solução, a situação será tratada junto à direção.

            Os alunos que cometerem faltas disciplinares, infringindo as regras gerais da escola estabelecidas neste manual, poderão receber as seguintes sanções:

I  – ocorrência verbal e/ou escrita;                                                                     

II – advertência verbal e/ou escrita;

III – suspensão de até 03 (três) dias letivos consecutivos (dependendo da gravidade do ato e/ou da má conduta do aluno, poderá receber suspensão direta, mesmo não tendo nenhuma advertência anterior).

Obs.: Toda e qualquer penalidade será comunicada aos responsáveis.

 

V – SALA DE AULA

 

-  A coordenação e o professor têm autonomia para definir lugares fixos para alguns alunos e quando necessário a coordenação, junto aos professores, poderá organizar um mapa de sala, com lugares definidos para toda a turma.

- A distribuição dos alunos nas turmas cabe, exclusivamente, à coordenação, evitam-se, assim, os pedidos de trocas de turma que perturbam o andamento das aulas. Caberá à coordenação a análise de casos específicos, quando houver.

-  O aluno deverá dispor, diariamente, de todo o seu material escolar (livro didático, apostila, caneta, lápis, borracha, caderno, compasso, transferidor, régua etc.), observando o cronograma de aula. Ao fim das aulas, parte deste material (o que couber e também o que não será necessário para os estudos e tarefas de casa) poderá ficar no armário individual; cada aluno será o responsável por trazer a chave de seu armário e seu material (principalmente, cadernos). O sistema de armários exercitará a autonomia e a responsabilidade dos adolescentes, que deverão estar atentos à sua agenda de aulas.

-  Os usos de materiais coletivos (cola, tesoura, papéis e fita crepe) serão disponibilizados pelo professor, em sala de aula, quando necessários: devem ser usados com economia. Quando o aluno necessitar de algum material para elaboração de cartaz ou qualquer outro trabalho, deve solicitar ao professor da disciplina.

- O aluno deve copiar, diariamente, no caderno de cada uma das disciplinas, anotações como pauta da aula (anotando data e título da aula), registros, tarefas, trabalhos, datas de entrega de pesquisas e outras atividades, facilitando, sua organização acadêmica. Também é orientado a colar todas as folhas entregues em sala de aula (folhas de atividades, tarefas, orientações para trabalhos e pesquisas, roteiros de estudo e cronograma da roda de leitura). Uma vez que foram entregues essas folhas, a escola não providenciará novas cópias.

- As mochilas deverão ficar nos armários da sala, entre 1a à 6a aula, organizadamente. Os materiais de todas as aulas (caderno, livros e apostilas) devem ficar sobre as mesas; deve evitar-se o desperdício de tempo de aula na separação dos materiais.

-  Ao início de todas as aulas, o aluno deve aguardar o professor entrar em sala, sentado, em sua carteira. É proibido ao aluno esperar o professor na porta da sala, nos corredores ou em outra sala.

-  Os alunos só poderão ir ao banheiro ou beber água sob autorização do professor, exceto na 1a e na 4a aula para 6a e 7a série e 1a, 3a, 5a e 6a aula para as 8as e 9as séries, quando não é permitido ausentar-se da sala, salvo em casos urgentes.

-  É permitido o uso de boné e capuz, desde que não atrapalhem a visão do aluno em sala de aula.

-  As aulas no período vespertino são obrigatórias, fazem parte da grade curricular e a frequência é contabilizada.

-  É permitido o uso do laboratório de Ciências somente sob acompanhamento e orientação do professor, respeitando-se as regras de uso deste ambiente conforme combinados estabelecidos.

 

ATENÇÃO!

           

       O aluno receberá

 

cronogramas (horários de aula matutinos e vespertinos, do Plantão de Dúvidas, das oficinas, esporte e das aulas de Espanhol), bilhetes, informativos, folhas de tarefas e atividades de sala de aula xerocopiadas nas diferentes disciplinas, fica preestabelecido que, uma vez entregues, se o aluno perder as atividades a escola não será responsável por providenciar novas cópias. Quando o aluno faltar às aulas, as folhas serão entregues a ele no dia seguinte à sua ausência;

 

apostilas (de 6a a 9a série). Ao receber as apostilas, o aluno deverá escrever seu nome e responsabilizar-se por elas, a escola disponibilizará apenas uma cópia deste material. A perda das apostilas é de total responsabilidade do aluno, que deve providenciar outra cópia.

           

VI – ATIVIDADE DE LEITURA

 

Roda de Leitura:

 

A roda de leitura tem como principal objetivo desenvolver o prazer e o hábito da leitura. Ela acontece da seguinte forma, nas disciplinas de:

 

-  Língua Inglesa: No 2o semestre (o prazo para a leitura varia entre 15 e 20 dias);

-  Língua Portuguesa: A todos os bimestres (o prazo para a leitura varia entre 15 e 20 dias), vale uma nota de zero a dez para compor a nota bimestral na disciplina de Produção de Texto;

-  Os livros para a Roda de Leitura (Português e Inglês) deverão ser retirados na biblioteca, respeitando-se o cronograma da turma. Se a troca do livro não se fez no dia da Roda poderá ser feita no intervalo do recreio ou no período vespertino e a coordenação deve ser comunicada.

-  O aluno poderá trazer um livro de sua biblioteca particular para apresentar à professora na Roda de Leitura; esse livro precisa passar pela avaliação antecipada da professora dentro do prazo estabelecido (ao mínimo dez dias antes da data da roda).

 

Obs.: Se aluno perder o livro retirado na biblioteca, exige-se que repare com um exemplar idêntico, no prazo de três dias.

 

 

- Leitura Compartilhada:

§  Leitura realizada em sala pelos alunos acompanhados da professora de Língua Portuguesa ou de Língua Inglesa, no primeiro e no segundo semestre. O livro previamente selecionado e já foi solicitado na lista de materiais; este livro deve ser entregue às professoras no início do ano letivo, devidamente identificado pelo nome do aluno deverá permanecer na escola, guardado no armário na sala de aula.

 

Biblioteca:

-  O aluno deverá utilizar este espaço coletivo adequadamente, fazer as suas trocas nos horários determinados, respeitar a bibliotecária e devolver os livros sempre no prazo.

-  As rodas de leitura também poderão ser feitas na biblioteca; por isto, deve-se manter a disciplina neste ambiente.

 

VII – PLANTÃO DE DÚVIDAS

 

            Às segundas-feiras, o aluno poderá receber um bilhete convocando-o para o Plantão de Dúvidas. Caso o horário do Plantão coincida com o horário do Esporte, o aluno deverá participar primeiramente do Plantão, posteriormente realizará as atividades esportivas.

 

-  É de responsabilidade do aluno estar presente nos plantões quando for convocado. Se convocado, deixar de participar, estando na escola, seus pais serão comunicados.

-  Na participação dos plantões é necessário que o aluno esteja devidamente uniformizado e traga o material didático da disciplina.

-  As disciplinas nas quais os alunos terão Plantão de Dúvidas são Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Informática. Para as turmas de 6a e 7a série, haverá também plantão de Língua Inglesa.

 

VIII – TAREFAS

 

-  O aluno terá tarefas em todas as disciplinas de acordo com o cronograma de aulas, que devem ser apresentadas ao professor responsável pelo estudo dirigido. A todas as Sextas-feiras as tarefas deverão receber o visto do professor, a pasta de anotações das tarefas de cada turma será atualizada e entregue à coordenação.

- As tarefas devem ser feitas no caderno. Na disciplina de Língua Inglesa e na de Matemática, a maioria das tarefas será feita no livro didático.  

-  Se for solicitada alguma pesquisa de textos ou imagens, ficará a critério do professor estabelecer o combinado de como deseja que esta tarefa seja apresentada. Na escola não se imprimem materiais.

-  Se até a Sexta-feira as tarefas da semana não foram apresentadas ao professor do estudo dirigido, ele anotará na pauta da turma e levará ao conhecimento da coordenação, que informará aos responsáveis sobre a relação do educando com suas obrigações escolares.  

-  As tarefas serão cobradas, sem exceção, mesmo se o aluno faltou à aula (ainda assim deverá apresentá-las). Se o aluno não apresentar atestado médico, será sua abstenção considerada como tarefa não feita.

 

É obrigação do aluno anotar as tarefas no caderno, em sala, a todos os dias, evitando esquecê-las.

 

-  As tarefas estarão disponíveis

-  na pauta que o professor anota no quadro;

-   no mural da sala de aula;  

-  No PROFESSUS: Sistema on-line utilizado pela escola no qual encontram os arquivos das tarefas para download); as tarefas estarão listadas por série e disciplina.

 

Importante: Problemas com o sistema on-line não implicarão em abono de tarefas se o aluno estava em sala de aula quando a tarefa foi passada pelo professor, pois a preocupação de anotar e fazer as tarefas é do aluno. Tenha o PROFESSUS apenas como apoio.

 

-  Não é permitido fazer tarefas no horário do recreio, na quadra, durante as aulas de Educação Física e Esporte, portanto, o aluno não deverá sair da sala de aula com seu material.

-  O aluno que o professor flagrar fazendo tarefa de outra disciplina em sala de aula terá sua tarefa considerada como não feita e o professor recolherá o material.

-  Caso o aluno deixe de realizar tarefas haverá consequências e ele poderá apresentar dificuldades nos conteúdos cobrados em provas semanais e simulados, além, perderá nota.

 

Continuação... parte 2

Nenhuma imagem cadastrada.