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Fundamental II


Guias de Orientação

Manual do Estudante 6ª à 9ª Série - parte 1


 

 

 

MANUAL DO ESTUDANTE

ENSINO FUNDAMENTAL II - 6ª à 9ª Série

2019

            Querido(a) aluno(a),

Sua presença em nossa escola é motivo de muita satisfação para nós. Neste ano preparamos algumas novidades de aperfeiçoamento e progresso de sua relação cotidiana com a comunidade escolar. Este manual traz informações importantes sobre a proposta de ensino e as regras que ordenam sua escola. Sua leitura atenta a cada item é necessária.
 
O objetivo do manual é buscar as relações justas. Conte com o apoio de toda a equipe para compreender estas normas.
 
Frequente as aulas nos períodos matutino e vespertino com vontade de aprender, trocar experiências e aprimorar seu conhecimento. Você será estimulado(a) constantemente, deverá cumprir com seus deveres de educando, estudar diariamente e fazer suas tarefas com compromisso.
 
Construiremos nossa convivência harmoniosa, dedicada ao saber e à condução ao conhecimento.
 
Seja muito bem-vindo(a) à Escola Máxima.

                        

                       

Direção

 

DIREÇÃO:

Cleuse Marlei S. R. Calves

Marlene Sguissardi da Rosa

Sirlene Sguissardi da R. Muellas

 

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:

Elaine Fernandes Lima

Cristiane Castro Rezende Diniz Leonardo

Déborah Marinho de Carvalho Ortega 

 

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL:

Andréa Cristina Teles Carvalhal

 

PSICÓLOGA ESCOLAR:

Raquel Martinez Cordeiro de Souza

 

I – HORÁRIOS: ENTRADA E SAÍDA

Matutino:

Entrada: 7 horas.

         Os alunos que chegarem à escola até 7 horas e 10 minutos poderão assistir à primeira aula, após este horário, será permitida a entrada na segunda aula. Os alunos que chegarem à escola após o sinal da segunda aula (7 horas e 45 minutos), perderão a manhã letiva.

Saída: 11h45.

         Os alunos das turmas de 6ª a 9ª série (Ensino Fundamental II) entram e saem da escola pelo portão da Rua Piratininga. Os alunos da Educação Infantil à 5ª série entram e saem pela Rua Goiás. Não é permitido aos alunos esperarem seus transportes, responsáveis ou suas caronas em outro pátio que não o do anexo onde estudam, ou seja, alunos do Fundamental II e da Educação Infantil à 5ª série não podem aguardar, juntos, no mesmo pátio, a chegada de suas caronas, de seus responsáveis ou transportes.

Permissão para os alunos saírem da escola sem a companhia dos responsáveis

     É necessária a autorização dos pais e por escrito a fim de que os estudantes saiam da escola não acompanhados pelos responsáveis no horário matutino ou vespertino. Os documentos que concediam essa autorização em anos anteriores não têm validade no ano letivo presente e devem ser renovados.

      Ao saírem da escola no período vespertino, os alunos somente podem retornar à escola se estiverem acompanhados de seus responsáveis, que devem apresentar justificativa às coordenadoras.
       Aqueles alunos autorizados a esperarem seus responsáveis do lado de fora do portão da escola deverão comportar-se adequadamente ou podem perder esta permissão especial e seus responsáveis serão comunicados.
      Obs.: Fora dos domínios de seu edifício, a escola está livre de responsabilidades sobre os alunos e não responde pelas situações nas quais eles se envolverem estando na companhia de seus responsáveis ou desacompanhados.

II – ATIVIDADES NO PERÍODO VESPERTINO

 

As aulas serão obrigatórias às segundas e quartas-feiras, entre 14h e 17h15. As provas serão semanais, às quintas-feiras, entre 14h e 15h30.
 
Obs: As teças e sextas-feiras serão oferecidas atividades opcionais: esportes e oficinas.

Entrada: 14 horas.

         Os alunos que chegarem à escola até 14h10 poderão assistir à primeira aula. Os alunos que chegarem à escola depois das 14h10 assistirão as outras aulas.

Saída: 17 horas e 15 minutos.

    

Oficinas – todas são opcionais

-  Oficina de Atualidades: Será realizada no 1º e 3º bimestre, aplicada em uma aula por semana com duração de 1h (conforme o cronograma de cada série). Cada aluno terá de uma pasta com textos que refletem o momento atual, versam sobre temas relevantes e do interesse dos estudantes, preparando-os para a prática da argumentação, desenvolvendo sua retórica e suas habilidades discursivas por escrito.

Oficina de Matemática: Será realizada no 2º e 4º bimestre, oferecida em uma aula por semana com duração de 1h (conforme o cronograma de cada série). Trabalha Álgebra, raciocínio lógico e jogos matemáticos. Esta oficina tem por objetivo demonstrar como podemos desenvolver os conhecimentos em Matemática por meio de relações lúdicas. Incentivam-se a apropriação do conhecimento matemático e o gosto pela disciplina. Cobra-se um valor pelo material preparado para a oficina.

Obs.: As oficinas de Atualidades e Matemática não têm custos aos alunos. Serão bimestrais e alternadas: Atualidades (1º e 3º bimestre) e Matemática (2º e 4º bimestre).

Oficina de Robótica: Anual, ministrada em uma aula por semana, com duração de 1h. Esta oficina instiga à observação, comparação, reflexão e pesquisa para a solução de problemas e ao uso e à manipulação de recursos sofisticados de tecnologia. O material é projetado para trabalharem-se competências em Ciências e Matemática, para a montagem de robôs usando-se as peças da Lego e para a programação dos robôs. Ao completar-se o período anual, a participação nesta oficina é atestada por meio de um certificado que demonstra a quantidade de horas ministradas e a presença de cada aluno.

-    Oficina de Teatro: Semestral, ministrada uma vez na semana, com duração de 1h. A oficina de teatro auxilia no desenvolvimento e na formação cultural dos educandos. O teatro é um excelente exercício para as mentes ávidas dos adolescentes.
 
Obs.: As oficinas de Robótica e Teatro têm custos pecuniários aos alunos.

 

Atividades Esportivas

          Estas são as atividades esportivas trabalhadas em nossa escola:

Futsal (masculino e feminino);

Voleibol (misto);

Obs.: Os treinos nestes esportes são organizados em cronograma e não produzem custos pecuniários aos alunos. 

 

III – UNIFORME

 

           O uso do uniforme é obrigatório, diariamente, nas aulas do período matutino, vespertino e durantes os esportes.

           É proibido o uso de shorts curtos nas aulas de Educação Física, nos treinos esportivos ou em qualquer atividade praticada na escola.
          Masculino: Calça jeans e/ou bermuda azul-escura ou preta sem estampas. Camiseta azul da escola.
          Feminino: Calça jeans azul ou preta, legging ou bermuda azul-escura ou preta e sem estampas. Camiseta azul da escola.
          Educação Física e treinos esportivos: O uniforme (masculino e feminino) deve ser bermuda ou legging, camiseta azul da escola e tênis.
         Calçado: Tênis, sapatilhas e sandálias.
         Obs.: Não é permitido o uso de chinelos e rasteirinhas (no período matutino ou vespertino).

Importante:

          A calça jeans (masculina e feminina) não pode ser rasgada ou desfiada.

          O aluno que não estiver usando o uniforme de Educação Física perderá o direito de participar da aula, o desrespeito a esta regra será anotado pelo professor e comunicado à coordenação.
          Se o estudante não estiver vestindo o uniforme, os responsáveis serão informados, então deverão providenciar e trazer à escola as peças que lhes forem solicitadas.
          Somente será permitido o uso da camiseta da gincana ou dos jogos interclasses no período vespertino e se as camisetas não estiverem customizadas.

 

IV – REGRAS GERAIS DA ESCOLA

 

-  É permitido utilizar-se o celular no horário do intervalo (recreio), à entrada e à saída da escola. No entanto, o aparelho deverá permanecer desligado e dentro do armário durante todo o período de aula. Se o estudante insistir em manuseá-lo ou utilizá-lo dentro da sala de aula, será aplicada uma advertência por escrito.

-  Se houver necessidade de comunicar-se com seus responsáveis a respeito de mal-estar ou doença, o aluno deve procurar a coordenação para as devidas providências, pedindo autorização à professora ou ao professor antes de deixar a sala de aula. Solicita-se a ligação pelo telefone da escola.

A orientadora educacional é responsável pela comunicação aos pais e responsáveis da condição dos educandos.

 

Proíbe-se aos alunos:

 

-  Que saiam das salas de aula sem autorização de seus professores;

-  Que assistam a aulas em turmas ou séries que não são as suas;

-  Que, após o recreio, entrem na sala de aula depois que seus professores a ela chegarem;

-  Que conversem atrapalhando o bom andamento das aulas;

-  Que pratiquem qualquer tipo de comércio (vendas);

-  Que entrem na sala dos professores ou circulem pelas dependências do Ensino Fundamental I e da Educação Infantil sem autorização;

-  Que desrespeitem professores, funcionários da escola e colegas;

-  Que tragam instrumentos musicais fora das ocasiões especiais e sem o consentimento da coordenação;

-  Que tragam amigos, primos ou irmãos para assistirem às aulas, às atividades esportivas ou a qualquer outro evento na escola;

-  Que captem imagens ou sons, tirem e/ou participem de fotografias de alunos, professores ou da equipe pedagógica em atividades, brincadeiras em sala, no pátio, banheiro ou em quaisquer dependências da escola, sem o consentimento de todos os envolvidos;

-  Que rabisquem ou escrevam em mesas, cadeiras, paredes, portas, janelas e armários;

-  Que se sentem sobre as mesas (dos alunos ou dos professores);

-  Que colem adesivos e figurinhas nos armários;

-  Que danifiquem ou interfiram em objetos do ambiente escolar. Se algum desses gestos ocorrer intencionalmente, cobra-se do aluno o valor correspondente ao reparo do dano causado;

-  Que tragam à escola livros, vídeos, gravuras ou escritos considerados impróprios (de temas adultos, que abordam sexo ou violência), armas e objetos cortantes, fogos de artifício e outros objetos que ofereçam possibilidade de perigos ou ofensas físicas ou morais;

-  Que formem grupos para promoverem bullying, cyberbullying, algazarras ou desordem nos corredores, pátios e em qualquer anexo da escola;

-  Que masquem chicletes, chupem balas e pirulitos ou lanchem em sala de aula;

-  Que façam uso de bebida alcoólica ou portem substâncias químicas que causam dependência física ou psicológica, em qualquer área da escola;

-  Que fumem dentro da escola (lei n.º 9294 de 15/07/96);

-  Que se utilizem de gestos ofensivos e atos agressivos físicos ou verbais, de apelidos ofensivos, ameaças, difamação, intimidação e brincadeiras que possam constranger e humilhar, causando dor e angústia a um colega, a professores e/ou aos funcionários da escola;

-  Que namorem ou “fiquem” na escola, que deem as mãos, troquem beijos, abraços ou sentem-se no colo, em qualquer dependência da escola;

-  QQue tragam lanches ou guloseimas (balas, bolos, pirulitos etc.) para repartirem com os colegas, promovendo um lanche coletivo, sem o consentimento da coordenação e da direção da escola. Também não é permitido que tragam bolos em comemoração aos aniversários de amigos e professores.

-  Que usem o laboratório de Informática e o de Ciências, a sala de Arte e a biblioteca fora do horário de aulas, sem a autorização e a presença dos professores responsáveis;

-  Que, nas aulas de Educação Física ou nos treinamentos esportivos, circulem pelo pátio, lanchando, conversando com os alunos de outras turmas ou pelo saguão do piso térreo. Os alunos devem permanecer com suas turmas e acompanhados dos professores responsáveis, nas atividades na quadra;

-  Que entreguem convites (para festas de aniversário e/ou outros encontros sociais) em sala de aula quando algum aluno da turma não for convidado. Ao desejar-se convidar um grupo selecionado (de sua ou de outra turma), o convite deve ser feito fora dos domínios do edifício da escola. De qualquer modo, as duas situações devem ser comunicadas à coordenação;

-  Que tomem emprestado de colegas ou da coordenação os livros da leitura compartilhada e/ou a tabela periódica ao realizarem provas ou atividades avaliativas de outros tipos.

 

Importante:

          A escola não se responsabiliza por perdas ou danos em objetos de valor (como celular, joias, relógios, dinheiro etc.). Evite trazer à escola objetos que facilmente são danificados ou cuja perda representa prejuízo, inclusive garrafas e copos de acrílico. 

 

V – MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

 

    Os conflitos que ocorrerem em sala de aula serão resolvidos em primeira instância sob intervenção dos professores. Se houver necessidade, os professores encaminharão o conflito à coordenação e se não houver solução, a situação será tratada junto à direção.

          Os alunos que cometerem faltas disciplinares, infringindo as regras gerais da escola estabelecidas neste manual, baseadas no Regimento Escolar, poderão receber as seguintes sanções:

I.    Ocorrência verbal e/ou escrita;                                                

II.  Advertência verbal e/ou escrita;

                       III.Suspensão de 03 (três) dias letivos consecutivos. Dependendo da gravidade do ato e/ou da má conduta do aluno, pode ser aplicada a suspensão diretamente, dispensando-se as sanções I e II, mesmo se não há advertência anterior sobre o aluno.

Obs.: Toda e qualquer penalidade será comunicada aos responsáveis. Se o aluno for suspenso e perder provas, deverá pagar-se a taxa de segunda chamada, seu valor são R$ 55,00(cinquenta reais), mediante solicitação de boleto bancário. 

 

VI – SALA DE AULA

 

-  Os coordenadores e os professores têm autonomia para definirem lugares fixos a alunos. Quando necessário, coordenadores e professores poderão organizar um mapa de sala, estabelecendo lugares definidos a toda a turma.

-  A distribuição dos alunos nas turmas cabe, exclusivamente, à coordenação, evitam-se, assim, os pedidos de trocas de turma, porque perturbam o andamento das aulas. Caberá à coordenação a análise de casos específicos, quando houver.

-  Os alunos deverão dispor diariamente de todo o material escolar (livro integrado, apostila de produção e projetos, caneta, lápis, borracha, caderno, compasso, transferidor, régua etc.) e devem observar o cronograma de aulas. Ao fim das aulas, os materiais que não serão necessários para os estudos e as tarefas de casa poderão ficar no armário individual. Cada aluno é responsável por trazer a chave de seu armário todos os dias. O cuidado com a chave também é sua incumbência. No início do ano letivo, os alunos receberão as chaves de seus armários e assinarão um termo de responsabilidade, comprometendo-se a devolverem estas chaves ao fim do ano letivo e na mesma condição de integridade em que a receberam. Os estudantes devem entender o uso de armários, para além de facilitarem o armazenamento, a conservação e o transporte dos materiais, como uma operação de competência de seu discernimento para o trato com os afazeres do cotidiano e precisam fazerem-se aptos para apoderarem-se das facilidades que lhes foram confiadas. Ao não devolverem as chaves, R$ 10,00 deverão ser pagos pela reposição do extravio ou pelo reparo do dano.

-  Os usos de materiais coletivos (cola, tesoura, papéis e fita crepe) serão organizados pelos professores em sala de aula e quando necessários; devem ser usados com economia. Quando o aluno necessitar de material para a elaboração de cartazes ou qualquer outro trabalho deve solicitar à professora ou ao professor da disciplina com antecedência.

-  O educando deve copiar diariamente, no caderno de cada uma das disciplinas, anotações como pauta da aula (anotando data e título da aula), registros, tarefas, trabalhos, datas de entrega de pesquisas e outras atividades, facilitando sua organização acadêmica. Também é orientado a colar todas as folhas entregues em sala de aula (folhas de atividades, tarefas, orientações para trabalhos e pesquisas, roteiros de estudo e cronograma da roda de leitura). Uma vez que foram entregues essas folhas, a escola não providenciará novas cópias.

-  As mochilas deverão ficar no fundo da sala organizadamente. Os estudantes deverão ordenar os materiais das aulas antes do recreio (caderno, livros integrados e apostilas) embaixo da mesa, para evitar-se o desperdício de tempo de aula na separação dos materiais. Após o recreio, os alunos devem separar os materiais das últimas aulas.

-  Ao início de todas as aulas, o aluno deve aguardar sentado à sua mesa a chegada dos professores à sala. É proibido ao aluno esperar os professores na porta da sala, nos corredores ou em outra sala.

-  Os alunos somente poderão ir ao banheiro ou beber água sob autorização dos professores. Na 1ª e na 4ª aula, para a 6ª e a 7ª série, na 1ª e na 5ª aula para as turmas da 8ª e 9ª série, não é permitido ao aluno ausentar-se da sala, exceto em casos urgentes.

- É permitido o uso de boné, desde que não atrapalhe a visão em sala de aula. É proibido o uso de capuz dentro da sala de aula.

-  As aulas no período vespertino são obrigatórias, elas fazem parte da grade curricular e a frequência a elas será contabilizada. Segunda e quarta-feira, 14h às 17h15; quinta-feira 14h às 15h30.

É permitido o uso do laboratório de Ciências somente sob acompanhamento e orientação dos professores responsáveis, respeitando-se as regras de uso deste ambiente conforme os combinados preestabelecidos.

 

ATENÇÃO!

           

      Serão entregues aos estudantes:

 

Cronogramas (horários de aulas matutinas e vespertinas, das oficinas e dos treinamentos esportivos), além de bilhetes, informativos, folhas de tarefas e atividades de sala de aula xerocopiadas, nas diferentes disciplinas. Fica preestabelecido que, uma vez entregues, se o aluno perder as atividades, a escola não será responsável por providenciar novas cópias. Quando faltar às aulas, as folhas serão entregues ao educando no dia seguinte.

 

Apostilas complementares (para as turmas de 6ª a 9ª série). Ao receber as apostilas, o aluno deverá escrever seu nome e responsabilizar-se por elas, a escola disponibilizará apenas uma cópia deste material. A perda das apostilas é de total responsabilidade do aluno, que deve comunicar aos professores responsáveis e à coordenação a fim de que se providencie nova cópia sob custo pecuniário cobrindo gastos com fotocópia e encadernação.

 

VII – ESTUDO ORIENTADO

         -  A escola oferece, em sua programação de matérias, cinco tempos de aulas destinadas aos estudos orientados.

         - Cada uma dessas aulas é empregada no estudo das determinadas áreas do conhecimento (Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza). A quinta aula do estudo orientado é livre, quando os educandos podem trabalhar em outras tarefas, fazer leituras e estudar.
         - Não se falta com a postura de estudante nestes momentos, porque o silêncio, a concentração e organização são necessários e diariamente.
         - Você deverá fazer tarefas durante o estudo orientado, retomar conteúdos e organizar-se nas preparações que antecedem as provas.

VIII – ATIVIDADE DE LEITURA

 

Roda de Leitura:

 

A roda de leitura tem como principal objetivo desenvolver o prazer e o hábito da leitura. Estes são seus processos nas disciplinas de...

-  Língua Inglesa: No segundo semestre. O prazo para a leitura da obra pelos alunos varia entre 15 e 20 dias. Esta atividade representará uma nota no CTDA.

-  Língua Portuguesa: A todos os bimestres. O prazo para a leitura da obra pelos alunos varia entre 15 e 20 dias. Esta atividade vale uma nota de zero a dez para compor-se a nota bimestral na disciplina de Produção de Texto.

-  Os livros para a Roda de Leitura (Língua Portuguesa e Inglesa) serão escolhidos entre o acervo da biblioteca da Escola Máxima, nas conformidades do cronograma da turma. Se no dia da Roda não se fez a troca do livro, o aluno poderá trocá-lo no recreio ou no período vespertino, mas a coordenação deve ser comunicada.

-  O aluno poderá trazer um livro de sua biblioteca particular, apresentá-lo à professora na Roda de Leitura e se a docente aprová-lo, a obra poderá ser a sua leitura. Os livros da biblioteca pessoal devem ser sujeitos ao exame da professora até dez dias antes da data da roda.

 

Obs.: Se o aluno perder um livro da biblioteca, deve-se providenciar um exemplar idêntico em três dias a partir da constatação da perda.

 

- Leitura Compartilhada:

-  Leitura realizada em sala, os alunos são acompanhados pelos professores de Língua Portuguesa ou de Língua Inglesa, no primeiro e no segundo semestre. O livro é previamente selecionado e foi solicitado na lista de materiais, ele deve ser entregue aos professores no início do ano letivo, devidamente identificado pelo nome do aluno a quem pertence e deverá permanecer na escola, conservado no armário do aluno, em sua sala de aula.

 

- Biblioteca:

- O aluno deverá utilizar este espaço coletivo adequadamente, fazer as suas trocas nos horários determinados, respeitar a bibliotecária e devolver os livros sempre no prazo.

-  As rodas de leitura também poderão ser feitas na biblioteca, por isto, deve-se manter a disciplina neste ambiente.

-  Se um aluno faltar ou não participar da roda porque não fez a leitura da obra, deve procurar a professora e justificar-se, então, pedir uma nova troca do livro junto à coordenação.

 

IX – Tarefas

 

-  O aluno receberá tarefas em todas as disciplinas e de acordo com o cronograma de aulas. Feitas, as tarefas devem ser apresentadas aos professores responsáveis. A pasta de anotações das tarefas de cada turma é atualizada às sextas-feiras e entregue à orientação, que informará aos responsáveis sobre a relação do educando com seus compromissos escolares.

-  As tarefas devem ser registradas e resolvidas no caderno.

-  Pesquisas de texto ou imagem podem ser solicitadas, os professores estabelecerão os formatos como devem ser entregues. Na escola não se imprimem materiais referentes às tarefas dos alunos.

-  As tarefas serão cobradas, sem exceção, mesmo se o educando faltou à aula, ou seja, as tarefas aplicadas em aulas às quais se faltou também devem ser apresentadas. Se o aluno não apresentar atestado médico justificando sua falta e não apresentar a tarefa receberá a anotação de que não fez sua tarefa.

-  É obrigação do aluno anotar as tarefas no caderno, em sala e a todos os dias, evitando esquecê-las.

-  A relação das tarefas estará disponível:

·        Na pauta que os professores anotam no quadro;

·        No mural da sala de aula;

Importante: Problemas com o sistema online onde, também serão informadas as tarefas futuramente, não fundamentam a falta de entrega das tarefas. Se o aluno está em sala de aula quando a tarefa é passada pelos professores, trata-se de sua responsabilidade anotá-las e entregá-las. Se o aluno faltou à aula na qual a tarefa foi passada, trata-se de sua responsabilidade procurar saber quais são as tarefas e entregá-las. O sistema online e as anotações no quadro de avisos afixado em sala de aula são meios extras de confirmarem-se as tarefas, para consulta, mas não substituem a relação com os professores para o aluno manter-se informado sobre o andamento dos estudos.

 

-  Não é permitido aos alunos executarem as tarefas no horário do recreio, na quadra, durante as aulas de Educação Física ou durante os treinamentos esportivos.

- Ao encontrar-se um aluno fazendo tarefa de outra disciplina em sala de aula, esta tarefa será considerada não feita e o material será recolhido pelo professor presente na sala.

- Se um aluno deixa de fazer suas tarefas, a perda mais importante é sobre seu aprendizado, pois este aluno poderá apresentar dificuldades nos conteúdos, nas provas e exames simulados. Sua nota de CTDA igualmente será comprometida.

X - Sala de Tarefas 

- A escola oferece uma sala para a realização das tarefas sob a orientação de um professor-monitor no período vespertino, às terças e sextas-feiras entre 14h e 17h. O professor monitor organizará os alunos na sala e será responsável por estabelecer ordem e disciplina. Ele orientará o aluno em seus deveres quando for necessário.

- Ao frequentarem a sala de tarefas, os estudantes deverão observar estas posturas:

·        Permanecer na sala fazendo suas tarefas, lendo o livro da roda ou estudando para as provas semanais.

·        Estar em posse do material necessário para fazerem as tarefas (livros, cadernos, apostilas, estojo etc.).

·        Evitar sair da sala para buscarem materiais em seus armários pessoais.

·        Fazer as tarefas individualmente e com capricho.

 

- Nesta sala, não se permitem estas posturas:

·        Conversas paralelas e brincadeiras, trata-se de uma sala para estudos, o silêncio e a concentração devem ser constantes.

·        Execução de trabalhos em grupos.

 

      Obs.: Se houver necessidade de efetuar-se pesquisa utilizando a internet por meio do celular, o aluno deverá comunicar ao professor-monitor. Os celulares não devem ser manuseados, exceto para a execução de pesquisas e após a autorização do monitor.

 

Continuação... parte 2

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