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Fundamental I


Guias de Orientação

Manual do estudante 5ª série


 

 

 

MANUAL DO ESTUDANTE

Da 5ª SÉRIE - ENSINO FUNDAMENTAL I

2017

 

 

DIREÇÃO:

Sirlene Sguissardi da R. Muellas

Marlene Sguissardi da Rosa

Cleuse Marlei S. da Roza Calves

 

 

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:

Alessandra Serafim Satuno Andrade – 5ª série - período matutino.

Ana Laura Almeida Coelho Akre – 5ª série - período vespertino.

 

 

PSICOLOGIA ESCOLAR:

Thaiany da Rosa Muellas Medeiros

Raquel Martinez Cordeiro de Souza           

 

 

 

Querido(a) aluno(a),

 

A melhor maneira para realizarmos nossos desejos, além de sonharmos, é cumprirmos os deveres que nos levarão a nossos objetivos. É importante sermos disciplinados(as), dedicados(as) e compromissados(as) em nossa postura de estudante, pois as regras existem para a boa convivência em grupo e por elas chegaremos bem ao fim da jornada.

             A Escola Máxima acredita que se cada um cumprir seu papel e colaborar para a harmonia entre todos, os resultados serão produtivos e o sucesso, garantido.

 

 

Direção

 

I – HORÁRIOS: ENTRADA E SAÍDA DA ESCOLA

Entrada:

       Matutino: 7 horas.

       Vespertino: 13 horas.

            A tolerância no horário de entrada, para assistir-se às aulas, é de quinze minutos, ou seja, até as 7 horas e 15 minutos/ 13 horas e 15 minutos. Após esses horários, o aluno não mais poderá entrar para assistir às aulas.

Saída:

       Matutino: 11h30 ou 11h50.

       Vespertino: 17h30 ou 17h50.

            O horário de saída dos alunos varia conforme o cronograma de aulas.

 

 

II- ASSIDUIDADE

      

-  Verifique o calendário escolar, em sua agenda, para evitar faltas. O aluno deverá ter 75% de presença em aulas, conforme o calendário escolar de 200 dias letivos.

- Em caso de doença, o aluno deverá apresentar atestado médico que, no entanto, não abona as faltas, apenas as justifica.

 

       OBSERVAÇÃO: As viagens familiares que ocorrerem durante o período letivo ocasionarão faltas lançadas no boletim, além, perde-se o conteúdo apresentado nas aulas às quais não se compareceu. A reposição do conteúdo e das atividades é de responsabilidade da família, principalmente no segundo semestre quando os materiais ficam em casa e a organização dos cadernos é de responsabilidade do aluno.

 

 

III – UNIFORME

 

        O uso do uniforme é obrigatório, diariamente, inclusive nas aulas de natação, no reforço, no treinamento esportivo e quando o aluno vier à escola para fazer provas de 2ª chamada ou de recuperação.

         É rigorosamente proibido o uso de shorts curtos na escola. Os alunos devem usar o seguinte uniforme:

 

Masculino: camiseta branca da escola, bermuda ou calça da escola ou calça jeans azul-marinho ou preta.

Feminino: camiseta branca da escola, bermudas (que não sejam shorts), legging da escola ou calça jeans azul-marinho ou preta.

Observação: Nos dias frios, o aluno poderá usar calça de moletom nas cores preta ou azul-marinho. Casacos de abrigo são liberados, mas o aluno deve usar a camiseta do uniforme por baixo.

Educação Física e treinamento esportivo: camiseta branca da escola, bermuda ou legging da escola e tênis. 

 

IV – REGRAS GERAIS DA ESCOLA

 

-  Conforme a Lei Estadual nº 2807, de 28/02/2004, é definitivamente proibido o uso de aparelho de telefonia celular nas dependências da Escola (salas de aula, pátio, banheiro, quadras etc.).

-  Em caso de transgressão dessa lei pelo aluno, o celular será recolhido, entregue somente aos pais, e o fato constará na ficha de ocorrência. Em caso de perda ou desaparecimento do aparelho, a escola não ressarcirá o dano.

      Se a transgressão ocorrer novamente, o aluno será punido com advertência escrita.

-  Quando houver necessidade de comunicar aos pais mal-estar ou doença, a Coordenação fará o  contato; a escola não administra medicamentos aos alunos.

-  Os alunos que precisarem sair durante o período de aula não poderão retornar à escola no mesmo período.

-  Quando houver necessidade do aluno atrasar-se para consultas ou exames médicos, só será liberada a entrada até as 8 horas (matutino) e 14 horas (vespertino) e sob apresentação de atestado médico.

 

É rigorosamente proibido ao aluno:

-  sair da sala sem autorização do professor;

-  assistir à aula em outra turma e/ ou série;

-  conversar de modo que atrapalhe o bom andamento das aulas;

-  executar atividades inadequadas ao ambiente escolar;

-  praticar qualquer tipo de comércio (vendas);

-  faltar com o respeito devido aos funcionários da escola e aos colegas;

-  trazer instrumentos musicais, a não ser em ocasiões especiais, sob o consentimento da Coordenação;

-  trazer amigos, primos, irmãos para assistirem às aulas, às atividades esportivas ou a qualquer outro evento na escola;

-  registrar imagens ou sons e fotografar  outros alunos, professores ou a equipe pedagógica, em atividades, brincadeiras em sala, no pátio, nos banheiros ou em quaisquer outros locais na escola. Se forem registrados áudios ou imagens sem autorização da direção, o aluno será advertido;

-  rabiscar ou escrever em mesas, cadeiras, portas, janelas  e paredes. Também é proibido sentar-se sobre as mesas dos  alunos ou do professor;

-  estragar objetos do ambiente escolar;

-  trazer para a escola livros, impressos, gravuras ou escritos considerados  inadequados  para o ambiente escolar, como também armas e objetos cortantes, fogos de artifício e outros  objetos que oferecem perigo.

-  utilizar-se de atos agressivos, físicos ou verbais, apelidos pejorativos, ameaças, ofensas, difamação, intimidação e brincadeiras que possam constranger e humilhar, causando dor e angústia para algum colega, caracterizando bullying escolar ou cyberbullying (quando utilizado o espaço virtual para este fim).

-  distribuir convites (para festas de aniversário e/ou outros encontros sociais), em sala de aula, quando algum aluno da turma não será convidado; caso queira convidar um grupo selecionado (da sua ou de outra turma) deverá fazer o convite fora dos domínios da escola, mesmo assim deve comunicar à Coordenação, a fim de que a escola possa ter ciência destas atividades sociais.

-  trazer para a escola máquina fotográfica digital, ipod, smartphone, iphone e outros aparelhos eletrônicos;

  -  assistir às apresentações para o dia das mães, dos pais e das crianças da Educação Infantil  (mesmo de seus irmãos, parentes ou próximos).

 

Importante:

            A escola não se responsabilizará por perdas ou danos em objetos de valor.

 

 

V- MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

           

            Os alunos que cometerem faltas disciplinares, desobedecendo às regras e ao estabelecido neste manual, poderão receber as seguintes sanções:

            I  – advertência verbal e/ou escrita;

            II – suspensão de até 03 (três) dias letivos consecutivos;

            III – dependendo da gravidade do ato e/ou da má conduta do aluno, ele poderá receber suspensão direta, mesmo que não tenha nenhuma advertência anterior.

 

Obs.: Toda e qualquer penalidade será comunicada aos pais ou responsáveis.

 

VI – SALA DE AULA

 

-  A professora tem autonomia para definir lugares fixos para os alunos.

- O aluno deverá trazer, diariamente, todo o material escolar conforme o cronograma (livro didático, lápis, borracha, caderno, régua, agenda etc.). O aluno que comparece sem material ou que com frequência o esquece tem sua participação e sua aprendizagem prejudicadas, muitas vezes, acaba também prejudicando o bom andamento de uma aula.

-  Se o aluno não trouxer algum material, o professor tentará resolver a situação. Se acontecer novamente, o responsável será comunicado.

-  As mochilas deverão ficar no estacionamento de mochilas, organizadamente.

                -  Os alunos só poderão ir ao banheiro ou beber água autorizados pela professora.

-  É dever do aluno copiar em seu caderno, organizadamente, os registros elaborados em sala.

-  É permitido o uso de boné, desde que não atrapalhe a visão do aluno em sala de aula.

-  Os usos de materiais coletivos (cola, tesoura, papéis, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, fita crepe...) serão organizados pelo professor, em sala de aula; devem ser utilizados com economia, para garantir-se a utilização por todos.

-  Os conflitos que ocorrerem em sala de aula serão resolvidos em primeira instância com o professor; caso haja necessidade, o professor encaminhará à Coordenação e se não houver solução, a situação será tratada pela Direção.

-    Ao longo do ano, o aluno receberá cronogramas, bilhetes, informativos, folhas de tarefas e atividades de sala de aula xerocopiadas, nas diferentes disciplinas, ficando preestabelecido que, uma vez entregue, se o aluno perder este material, a escola não será responsável por providenciar nova cópia.

 

 

VII – ATIVIDADE DE LEITURA / PESQUISA

 

Roda de Leitura:

A roda de leitura tem como principal objetivo desenvolver o prazer e o hábito da leitura. As rodas são quinzenais e valem nota de zero a dez, que comporão a nota bimestral na disciplina de Produção de Texto.

Os livros para a Roda de Leitura deverão ser escolhidos na biblioteca, respeitando-se o cronograma da turma. Se não for feita a troca por um novo livro no dia da Roda, esta troca poderá ser feita no dia seguinte.

 

-  Em caso de perda ou dano, o aluno será responsável por substituir o volume perdido ou danificado por outro igual.

 

Leitura Compartilhada:

§  Leitura feita em sala, pelos alunos e a professora de Língua Portuguesa, no primeiro e no segundo semestres; em Língua Inglesa, no segundo semestre. Lê-se um volume previamente selecionado.

- Biblioteca:

         O aluno deverá utilizar este espaço coletivo adequadamente, fazer as suas trocas nos horários determinados, respeitar a bibliotecária e devolver os livros em bom estado.

Roda de Pesquisa:

No segundo semestre haverá a Roda de Pesquisa. A professora selecionará um assunto, entre os trabalhados em sala, sobre o qual cada aluno deve construir uma pesquisa conforme as instruções que receberá na ocasião. Esta atividade e seus prazos de entrega estão previstos em nosso cronograma e serão informamos ao aluno, na sequência de apresentação organizada pela professora, e anotados na agenda.

 

VIII – TAREFAS

 

-  O aluno receberá tarefas e a atividade chamada “hora do estudo”, diariamente.  Deve apresentá-las conforme o cronograma.

-  Caso não faça as tarefas, a “hora do estudo”, esqueça o material, faça-as de modo incompleto ou malfeitas, o professor anotará em sua pauta e o aluno levará um bilhete, colado em sua agenda, que deverá ser assinado pelos pais e reapresentado à professora, no dia seguinte.

-  Se o aluno deixar de fazê-las ou se trouxer incompletas, estas serão as consequências:

- a cada 3 (três) tarefas não feitas no período de um mês, ele assinará uma ocorrência e os pais ou responsáveis serão comunicados pela professora;

- a cada 3 (três) ocorrências, o aluno receberá uma advertência escrita e os pais ou responsáveis deverão vir à escola, para assiná-la, junto à coordenação.

- após 3 (três) advertências, o aluno será suspenso por 1 (um) dia.

-  É de responsabilidade do aluno anotar a tarefa e a atividade da “hora do estudo” na agenda, todos os  dias, evitando, assim, esquecê-las.

-  Não é permitido que se façam tarefas no horário do recreio nem ao fim da aula, enquanto se aguarda para ir embora.

 

 

IX – AULAS DE REFORÇO

 

         A fim de melhorar a aprendizagem dos alunos, a escola oferece aulas de reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, sem custo adicional, no horário oposto ao das aulas regulares.

        É de responsabilidade dos pais que o aluno esteja presente nas aulas e evite as faltas. Se no período de um mês o aluno faltar por três vezes consecutivas, sem justificá-las, perderá o direito à sua vaga.

        Para participar das aulas é necessário que o aluno esteja devidamente uniformizado e respeite os horários de entrada e saída. 

 

X- AGENDA

 

      É  um meio de comunicação entre a escola e a família. Todos os dias, o aluno anotará suas tarefas e assim a agenda serve como registro das atividades que foram passadas e permite que os responsáveis acompanhem o que há para ser feito. Também serão colados na agenda cronogramas, bilhetes e informativos, que deverão ser assinados pelos responsáveis e no dia seguinte a assinatura será conferida pela professora. A agenda deve voltar para a escola, pelo aluno, diariamente, para que cumpra suas funções comunicadoras. 

 

XI – RECREIO

 

-  É permitida a  frequência  à cantina. O aluno poderá ter conta, com autorização prévia dos responsáveis, poderá trazer lanches de casa ou dinheiro para comprá-lo.

O lanche é feito nos seguintes horários:

MATUTINO: 8h50 às 9h20.

VESPERTINO: 14h30 às 15 horas.

-  São 15 minutos para lanchar e outros 15 minutos para brincar.

 

Não é permitido:

-  jogar lixo (restos de lanche, papel, guardanapo, latinhas etc.) pelo chão;

-  comprar lanches ou fichas na hora da saída.

 

 

XII – PROCESSO AVALIATIVO

 

- O aluno será avaliado, de acordo com a disciplina, considerando-se:

 •  a postura de estudante (caderno, tarefa, participação, autonomia e comportamento);

 •  as provas mensais e bimestrais.

 

- Somatória das notas das provas do bimestre e da nota da postura.

-     20% postura: (de 0 a 10)

 

                         caderno   +    tarefa     +    participação     +     autonomia    +    comportamento = 10,0

                       3,0                3,0                     1,0                           1,0                              2,0

 

80% prova: (de 0 a 10)

        Postura x 20% + Prova x 80% = nota final do bimestre

 

XIII - PROVAS

 

-  Antes do dia da prova, o aluno receberá, na antecedência de uma semana, um roteiro de estudo com a relação dos conteúdos e dicas sobre como estudar.

-  As provas são mensais e bimestrais e serão aplicadas de acordo com o cronograma elaborado pela Coordenação, entregue previamente aos alunos. São marcadas de duas a três provas por semana, no período de provas do primeiro semestre; de três a quatro no período de provas do segundo.

-  A cada cinco (5) erros ortográficos na escrita do aluno, será descontado 0,1 (um décimo) da nota final na prova, em todas as disciplinas.

-  O aluno terá uma hora e trinta minutos para responder as provas. Caso não consiga completá-las neste tempo, será encaminhado à Coordenação para concluí-la em até, no máximo, 20 minutos, sob a orientação da coordenadora.

-  Caso o aluno falte no dia da prova, por doença ou qualquer outro motivo, os pais deverão avisar à Coordenação, pois será aplicada a prova de 2ª chamada. Não antecipamos provas.

-  A prova de segunda chamada é aplicada no período oposto àquele que o aluno estuda regularmente, com data e hora marcadas pela Coordenação; o cronograma com estas informações é enviado antecipadamente.

-  O aluno que não apresentar atestado médico justificando sua falta deverá pagar a taxa de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais), na recepção da escola, por prova de segunda chamada. Portanto, não será aplicada a prova sem o pagamento da taxa ou apresentação do atestado.

-  Caso o aluno não compareça à prova de 2ª chamada, ele perde o direito de fazer outra prova, salvo se estiver doente e apresentar novo atestado médico.

 

 

XIV – PROVA DE RECUPERAÇÂO

 

-  A média anual são 7,0 (sete)  pontos e o aluno que não alcançar esta nota, por bimestre, em cada disciplina, terá o direito de participar da aula de recuperação semestral e de fazer uma nova prova, sobre o conteúdo programático do semestre.

-  Na prova de recuperação, mesmo que o aluno tire nota acima de 8,0 (oito), só poderá ser considerada a média 8,0 (oito), que substituirá a menor média do semestre. Caso a nota da prova de recuperação seja inferior à média anterior, o aluno ficará com sua maior nota.

 

Importante:

Caso o aluno não compareça à prova de recuperação, será mantida a nota do bimestre (menor que 7,0 - sete).

 

XV- EXAME FINAL

 

-  Ao fim dos quatro bimestres, o aluno deverá alcançar o total de 28 (vinte e oito) pontos por disciplina. Se o total de pontos não for alcançado, ele terá o direito de fazer o Exame Final.

- A média para o Exame Final são 6,0 (seis) pontos, obedecendo à seguinte fórmula:

                   MA (média anual) x 3 + EF (exame final) x 2 = 6

                                                                 5

-  O resultado do exame final só será divulgado depois de o aluno fazer as provas em todas as disciplinas nas quais está em exame.

 

 

XVI – REUNIÃO ENTRE PAIS E MESTRES

 

       A reunião entre pais e mestres compartilha os interesses dos participantes, concretiza o trabalho conjunto entre a escola e a família e efetiva o apoio da família aos estudos das crianças; tudo isto para benefício dos alunos.

      Esteja presente e participe, pois na reunião você poderá:

·         conhecer melhor a escola;

·         acompanhar o aprendizado de seu(sua) filho(a);

·         esclarecer dúvidas de interesse geral;

·         conhecer seu(sua) filho(a) sob novo ponto de vista, como estudante.

 

     No início do ano promovemos uma reunião geral entre os mestres e os pais dos alunos de cada série, além da Coordenação e da Direção. Nesse encontro são apresentadas as regras da escola e a dinâmica da série.

       As demais reuniões são bimestrais e podem ocorrer de duas maneiras:

 

Reunião individual: Cada responsável é atendido individualmente pela professora, que lhe mostra os avanços obtidos pela criança e os pontos que devem ser aprimorados. Nesta reunião é entregue ao responsável a ficha avaliativa para sua apreciação, seu conhecimento e para que tire dúvidas sobre os conteúdos junto às professoras. São entregues o boletim e as avaliações.  A ficha avaliativa é arquivada na escola, como documento.

 

Reunião coletiva: São abordados temas que podem ser solicitados pelos pais ou sugeridos pela escola. Também são entregues aos pais a ficha de avaliação, o boletim e as avaliações. Lembramos que a ficha avaliativa deve ficar na escola, como nas reuniões individuais.

 

XVII – FESTAS DE ANIVERSÁRIO

 

      A fim de não estabelecer preferências e porque é inviável a presença do professor às festas de aniversário de todos os alunos, coletivamente decidimos que nossa equipe não frequentará festas de aniversário (esta decisão é explicada à turma pela professora) e também não comemoramos os aniversários com festas, aqui na escola.

     De todo modo, a escola faz questão de valorizar os dias de nascimento das crianças, que nunca deixam de ser lembrados, dentro da rotina da sala de aula.

     Só é permitida a distribuição de convites para as festas de aniversários, na escola, se todos os alunos da turma estiverem convidados, basta uma criança não estar na lista para que este obséquio não seja concedido, então os convites deverão ser feitos em outro local e outra ocasião.

 

XVIII – ATIVIDADES CULTURAIS

 

     Atividades preparadas para que todos os alunos tenham a oportunidade de participar, interagindo com os colegas e o corpo docente, desenvolvendo e aprimorando algumas habilidades e suas relações.

     Ao longo do ano, promovemos algumas atividades culturais:

 

Festa à Fantasia (evento que valoriza a cultura nacional, baile de salão ao qual as crianças comparecem fantasiadas);

Semana Literária (Feira de Livros, Sarau de poesias Contação de Histórias);

Festa Junina da Solidariedade (evento realizado para ajudar instituições beneficentes). A participação do aluno, durante os ensaios e no dia da festa, será considerada como nota do 2º bimestre para a disciplina de Educação Física. O aluno que não participar desta atividade será avaliado por um trabalho escrito, estipulado pelas professoras de Educação Física;

Gincana Escolar (atividade desportiva realizada para comemorar o Dia das Crianças);

Feira da Pechincha (atividade de compra e venda para o exercício dos estudos sobre Sistema Monetário Brasileiro);

Festa de encerramento (momento especial de descontração, dança e diversão);

Aula-passeio à Chácara Máxima (para o fechamento de um conteúdo após um lanche, há momentos de lazer na chácara da escola);

Exposição (apresentação dos estudos realizados durante o ano, em algumas disciplinas).

 

 

XIX – AUDITÓRIO

     Espaço da Escola Máxima reservado para o acolhimento de eventos culturais (canto coral, teatro, formatura, palestras e outros). A utilização desse espaço requer respeito, cuidado e preservação. Não são permitidos alimentos e bebidas no local. 

 

XX- EDUCAÇÃO INCLUSIVA

     A escola atende aos alunos com necessidades educacionais especiais, conforme a dificuldade de cada um. Os professores e a equipe pedagógica são orientados pelo setor de Psicologia da escola, que se mantém em contato com os especialistas que atendem aos alunos. Este atendimento especial só será possível após a entrega de um laudo médico pela família, que será analisado pela psicóloga escolar e, então é estabelecido um contrato entre a família e a escola.

 

XXI – ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

      A psicóloga escolar desenvolve atividades direcionadas junto a alunos, professores e funcionários e atua cooperando com o trabalho da Direção, da Coordenação Pedagógica, da Orientação Educacional, de familiares e profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar (terapeutas, neurologistas, psicopedagogos, fonoaudiólogos, outros). Esse atendimento pode ser encaminhado pelo professor, pela coordenação ou ser solicitado espontaneamente pelos pais.

      Junto às 5as séries, a psicóloga escolar trabalha auxiliando o processo dos alunos de transição para o ano seguinte em encontros semanais que acontecem a partir do terceiro bimestre.

 

ATENÇÃO

 

-  É importante que pais e alunos tomem conhecimento das regras e combinados expressos neste manual, o trabalho conjunto entre a família e a escola é fundamental para o bom desempenho do aluno.

-  Quando necessário, a coordenação entrará em contato com os pais por telefone ou solicitando suas presenças na escola.

-  Os pais têm acesso à Direção e à Coordenação desde que seja agendado (por telefone ou pessoalmente) um horário para o atendimento, tal agendamento é fundamental para a organização eficiente de nossa atenção aos pais, considerando que a Direção e a Coordenação acompanham os desenvolvimentos dos alunos, das aulas, atividades e o planejamento junto aos professores.

É necessário garantir uma relação de cooperação entre a família e a escola, para o sucesso da aprendizagem qualitativa do aluno. Estamos à disposição para desenvolvermos juntos um ano proveitoso.

 

Desejamos a todos um 2017 repleto de conquistas e de novos conhecimentos!

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