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Educação Infantil


Manual do Estudante

Guia de Orientação Nível III


 

 

 

GUIA DE ORIENTAÇÕES

NÍVEL III- EDUCAÇÃO INFANTIL

2017

 

DIREÇÃO:

Marlene Sguissardi da Rosa

Sirlene Sguissardi da Rosa Muellas

Cleuse Marlei S. da Roza Calves

 

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:

 

Adriana B.de Barros – períodos: matutino e vespertino

Juliana Ferreira Cabral  – período matutino

Rafaelli Meyer Calves - período vespertino

 

PSICOLOGIA ESCOLAR:

 

  Raquel Martinez Cordeiro de Souza

  Thaiany  da Rosa Muellas Medeiros

 

     A escola de Educação Infantil é para as crianças muito mais do que um local de recreação, ela é um espaço lúdico, de socialização, de troca, de desenvolvimento emocional e motor.

     Ensinar nesta fase não é escolarizar – não há provas e nem cobranças. As atividades são divertidas, mas, por outro lado, ensinam – e muito – a criança expressar-se, a organizar-se, a reconhecer e respeitar regras e outras pessoas, a iniciar a formação de sua autonomia e muito mais. Seu filho (a) começará, desde cedo, a perceber que aprender é uma delícia!

     Preparamos este guia para auxiliar aos pais neste momento tão singular na vida das crianças.

 

HORÁRIOS: ENTRADA E SAÍDA DA ESCOLA

- Entrada: Matutino: 7horas / Vespertino: 13horas.

   Há tolerância de 30 minutos de atraso na entrada.

- Saída: Matutino: 10h50 / Vespertino: 16h50.

 

ATENÇÃO PARA O HORÁRIO DE SAÍDA!

   

      A criança não tem a mesma noção de tempo do adulto. Para ela, o tempo cronológico, do relógio, não tem muito significado. O decorrer do dia, para a criança com menos de seis anos, é compreendido a partir das experiências que ela vive.

     Desse modo, ela entende que, terminado o tempo de estar na escola, acaba o período de ficar separada de seus pais ou de sua casa. Isso quer dizer que um atraso de 15 minutos, se não faz muita diferença para o adulto, faz diferença para a criança. É parte da rotina escolar o fechamento do dia, a fim de que o aluno se organize e prepare-se para a mudança de experiência e isto acontece no horário combinado. A partir desse momento, a criança espera por seus pais ou responsáveis porque sabe que, depois da escola, é hora de encontrá-los. 

     Quando os pais ou responsáveis demoram, mesmo que por alguns minutos, a criança ressente-se, seu receio é de ficar desamparada, ela sente-se solitária já que o grupo com o qual se identifica foi desfeito e experimenta o isolamento, mesmo se ao lado de alguns colegas cujos pais estão, igualmente, atrasados. Nesta idade, a criança não entende o que é atraso nem os motivos que podem provocá-lo na vida de um adulto, de modo que pode interpretar que fora abandonada. 

 

O UNIFORME

    O uso do uniforme é obrigatório, pois ajuda na assimilação de normas e regras, contribuindo para o aprendizado da organização e da disciplina, indispensáveis ao desenvolvimento humano. Além disso, o uniforme proporciona segurança e conforto para brincar, é prático e põe os alunos em condição de igualdade.

       Nas aulas de natação também é obrigatório o uso do uniforme.

Importante:

-  Não há restrição para o tipo de calçado que os alunos podem utilizar na escola, mas pedimos aos senhores que as crianças venham com sapatos confortáveis e seguros, evitando saltos (mesmo que pequenos), sapatos apertados, chinelos em dias frios, para que seus filhos fiquem à vontade e sintam-se bem.

-   Aconselhamos que as crianças não usem joias ou qualquer outro objeto de valor, pois a escola não se responsabilizará por perdas ou danos.

 

A AGENDA

      É um meio de comunicação entre a escola e os pais. Ao longo do ano, o aluno receberá cronogramas, bilhetes e informativos que serão colados na agenda e que deverão ser assinados pelos pais, então devolvidos para a escola, ou seja, as agendas permanecerão na escola, para que estejam disponíveis sempre quando novos recados tiverem de ser anexados.

 

MOMENTO DA RECEPÇÃO

     Desde os primeiros dias, as professoras estarão preparadas para receberem seus alunos e da melhor maneira. Se não for possível o atendimento imediato (porque estão, por exemplo, recebendo outras crianças que chegaram momentos antes), não se preocupe, aguarde um instante, que logo uma das professoras irá receber seu filho.

     Quando houver necessidade de uma conversa demorada com a professora, mesmo que o tema seja o cotidiano, marque um horário com a professora ou com a Coordenação, já que o momento de entrada dos alunos exige uma atenção exclusiva das professoras a eles.

     A sala de aula é um espaço de crianças e professoras e a criança precisa aprender sobre este fato. Por isso, os pais devem evitar entrar e permanecer na sala, mesmo que a criança peça por eles; devem dizer ao filho que a classe é para as crianças e suas professoras, não é para os pais. As professoras      encarregar-se-ão de encaminhar as crianças para guardarem suas lancheiras, pastas e dirigi-las às atividades.

 

HORA DO LANCHE

     É princípio da escola incentivar o lanche saudável, por isto, a Educação Infantil tem a “hora da fruta”, as crianças trarão frutas de casa todos os dias.

     É proibido trazer refrigerantes, balas, bombons ou chocolates, frituras, salgadinhos de pacote e outros, por serem alimentos pobres em nutrientes.

     Ao preparar a lancheira, lembre-se de pôr uma toalha pequena e identificada com o nome de seu filho.

     Verificar as orientações para o lanche ao fim deste guia.

 

SALA DE AULA / TAREFAS

     O aluno deverá trazer, nos dias solicitados, o seu material escolar (pasta com a tarefa, estojo completo – lápis, borracha, apontador). O aluno que comparece sem material ou que com frequência o esquece tem sua participação e sua aprendizagem prejudicadas, muitas vezes, acaba também prejudicando o bom andamento de uma aula.

     Os materiais de uso pessoal do aluno (lápis, borracha, apontador) são de sua responsabilidade, ele deve zelar por seus pertences pessoais. Para isso é importante que todo material  esteja identificado com o nome do aluno.

     Ofereça apoio nas tarefas, mas jamais as faça pelo aluno. Se a professora não perceber que seu filho teve dificuldade, porque suas tarefas estão sempre corretas, ela não poderá ajudá-lo. Quando você resolve por ele, pode fazê-lo sentir-se incapaz.

      A correção da tarefa é individual (entre professor e cada aluno), para que sejam conhecidas as dificuldades e resolvidas as dúvidas apontadas em sua execução.

 

REUNIÃO ENTRE PAIS E MESTRES

     A reunião entre pais e mestres compartilha os interesses dos participantes, concretiza o trabalho conjunto entre a escola e a família e efetiva o apoio da família aos estudos das crianças; tudo isto para benefício dos alunos.

    Esteja presente e participe, pois na reunião você poderá:

·    conhecer melhor a escola;

·    acompanhar o aprendizado de seu(sua) filho(a);

·    esclarecer dúvidas de interesse geral;

·    conhecer seu(sua) filho(a) sob novo ponto de vista, como estudante.

     No início do ano promovemos uma reunião geral entre mestres e os pais dos alunos de cada série, além da Coordenação e da Direção. Nesse encontro são apresentadas as regras da escola e a dinâmica da série.

     As demais reuniões são bimestrais e podem ocorrer de duas maneiras:

 

     Reunião individual: Cada responsável é atendido individualmente pela professora, que mostra os avanços da criança e os pontos que devem ser aprimorados. Nesta reunião é entregue aos pais a ficha avaliativa; depois do responsável conhecer seu conteúdo, a ficha é arquivada na escola. Também são entregues as atividades desenvolvidas no bimestre.

     Reunião coletiva: São abordados, coletivamente, temas que podem ser solicitados pelos pais ou ainda temas que o professor percebe necessidade de trabalhar junto ao grupo de pais. Usam-se, nesta reunião, estratégias diversificadas, como dinâmicas, leituras, reflexões e trabalhos em grupo. Também são entregues aos pais a ficha de avaliação e as atividades desenvolvidas no bimestre. Lembramos que a ficha avaliativa deve ficar na escola, como documento.

 

ANIVERSÁRIOS

       A fim de não estabelecer preferências e porque é inviável a presença do professor às festas de aniversário de todos os alunos, coletivamente decidimos que nossa equipe não frequentará festas de aniversário (esta decisão é explicada à turma pela professora) e também não comemoramos os aniversários com festas, aqui na escola. De todo modo, a escola faz questão de valorizar os dias de nascimento das crianças que nunca deixam de ser lembrados dentro da rotina da sala de aula.

      Só é permitida a distribuição de convites para as festas de aniversário, na escola, se todos os alunos da turma estiverem convidados, basta uma criança não estar na lista para que este obséquio não seja concedido, então os convites deverão ser feitos em outro local e outra ocasião. Esta regra vale também para familiares e alunos de outras turmas, da mesma maneira, os alunos não poderão ser abordados individualmente para serem convidados.

      Os funcionários da escola não estão autorizados a entregar convites no portão.

 

AUDITÓRIO

      Espaço da Escola Máxima reservado para o acolhimento de eventos culturais (canto coral, teatro, formatura, palestras e outros). A utilização desse espaço requer respeito, cuidado e preservação. Não são permitidos alimentos e bebidas no local.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

      A escola atende aos alunos com necessidades educacionais especiais, conforme a dificuldade de cada um. Os professores e a equipe pedagógica são orientados pelo setor de Psicologia da escola, que se mantém em contato com os especialistas que atendem aos alunos. Este atendimento especial só será possível após a entrega de um laudo médico pela família, que será analisado pela psicóloga escolar, então é estabelecido um contrato entre a família e a escola.

 

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

      A psicóloga escolar desenvolve atividades direcionadas junto aos alunos, professores e funcionários e atua cooperando com o trabalho da Direção, da Coordenação pedagógica, da orientação educacional, de familiares e profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar (terapeutas, neurologistas, psicopedagogos, fonoaudiólogos, outros). Esse atendimento pode ser encaminhado pelo professor, pela coordenação ou pode ser solicitado espontaneamente pelos pais.

 

ATIVIDADES CULTURAIS

    Ao longo do ano, promovemos algumas atividades culturais:

- Festa à Fantasia (valorização da cultura nacional e baile de salão ao qual as crianças comparecem fantasiadas);

- Dia das Mães e Dia dos Pais (apresentação das crianças à família para comemorar essas datas);

Festa Junina da Solidariedade (evento realizado para ajudar instituições beneficentes);

Semana da Criança (circuito de atividades diferenciadas, dia do brinquedo, lanche livre etc..);

 - Exposição (apresentação de estudo realizado durante o semestre).

 

SEJA PARCEIRO DA ESCOLA!

 

    É importante que os pais se envolvam na rotina da escola e saibam o que fazer para potencializar o trabalho por ela desenvolvido.

-  Esteja presente e participe das reuniões entre pais e mestres;

-  Procure a coordenadora pedagógica quando houver algum conflito com a professora. Exponha os fatos com tranquilidade e ouça a análise da coordenadora sobre como resolver-se a situação;

-  Crie uma rotina também em casa. Mantenha um horário regular para seu filho(a) alimentar-se, tomar banho e dormir;

-  Fale normalmente com seu filho, sem diminutivos ou infantilizações em sua fala;

-  Dê brinquedos adequados à idade;

-  Ajude seu filho a cumprir seus compromissos de estudante, por exemplo, sendo pontual com álbuns, livro da Roda de Leitura, materiais de pesquisa etc;

-  Ajude a criança a desenvolver sua autonomia, permitindo pequenas tarefas, como vestir-se, calçar-se, arrumar seu próprio lanche, tomar banho, organizar seus brinquedos etc;

-  Valores não se transmitem por via genética. Vivenciar normas e limites é fundamental para a construção de valores, por isto é tão importante levá-los em conta na educação dos filhos. Em alguns momentos, a frustração é necessária (os responsáveis terão de dizer “não”);

-  Dedique-se plenamente aos momentos quando estiver com seu filho. Nessa atenção a qualidade é mais importante que a duração do tempo que você passa com a criança.

 

Importante:

 

-  Não é permitido que os alunos tragam brinquedos para a escola, a não ser em ocasiões especiais, como no dia do brinquedo.

-  Não é permitido presentear colegas de turma sem o consentimento da Coordenação.

-  Não é permitida a prática de qualquer tipo de comércio (vendas).

 

        A escola procura resolver os conflitos que possam surgir entre as crianças por meio do diálogo, conversas diretas com os alunos ou mesmo com a ajuda dos pais.

      Os pais têm acesso à Direção e à Coordenação desde que seja agendado (por telefone ou pessoalmente) um horário para o atendimento, este agendamento é fundamental para a organização eficiente de nossa atenção aos pais, considerando que a Direção e a Coordenação acompanham os desenvolvimentos dos alunos, das aulas, as atividades e o planejamento junto aos professores.

        É necessário garantir uma relação de cooperação entre a família e a escola, para o sucesso de uma aprendizagem qualitativa do aluno. Estamos à disposição para desenvolvermos juntos um ano proveitoso.

 

Desejamos a todos um 2017 repleto de conquistas e de novos conhecimentos!

A Direção.

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