(67) 3326 - 6081

História


   A Escola Máxima busca bem fundamentar, a cada dia, seu espaço no contexto educacional campo-grandense, sua proposta pedagógica baseia-se no construtivismo, o aluno participa ativamente de seu próprio aprendizado, na experimentação, em pesquisa em grupos, estimulado a identificar e compreender suas dúvidas e o desenvolver seu raciocínio.

   Nestes vinte e seis anos, desenvolvemos atividades inerentes ao Ensino da Educação Infantil – que acolhe crianças de dois a cinco anos –  e ao ensino Fundamental de 1ª a 5ª série. Desde 2002, dedicamo-nos igualmente ao Ensino Fundamental de 6ª a 9ª série, sempre a partir da concepção pedagógica construtivista.

   Assim desenvolveu-se a Escola Máxima:

 

1991 – Conforme a Ata de Fundação, a Escola Máxima de Educação Pré-Escolar e 1º Grau foi fundada em 14/11/1991, na rua Desembargador Eurindo Neves, 1075, em Campo Grande – MS.

Tudo foi organizado consoante a lei em vigor, tendo, como entidade mantenedora, a Professora Marlene Sguissardi da Rosa; como diretora, a Professora Cleuse Marlei Sguissardi da Roza Calves; como diretora-adjunta e professora, Sirlene Sguissardi da Rosa Muellas.


26º

ANO

26º ano de funcionamento: O Ensino Fundamental II é ministrado em período integral. Até as 15h30, os alunos assistem a aulas obrigatórias, depois deste horário, a escola oferece oficinas de Redação, Matemática e Robótica, além das aulas de Espanhol, dos esportes e dos Plantões de Dúvidas.

As salas que abrigam a Educação Infantil foram reformadas e a mobília foi trocada, parte do Ensino Fundamental I também passou pelas mesmas reformas.

O Ensino Fundamental II agora dispõe de sua própria biblioteca, o acervo e as acomodações são exclusivos para seus interesses, seus usos e sua satisfação.

Inglês: O Nível I terá uma aula semanal de Língua Inglesa. As turmas entre a segunda e a quinta série terão duas aulas semanais; o Ensino Fundamental II assistirá a três aulas semanais.

 

25º

ANO

2016 - 25º ano de funcionamento da escola - Implantação do Nível IV. Reforma da Chácara Máxima.

 

24º

ANO

2015 - 24º ano de funcionamento da escola - Construção de um novo laboratório de Ciências, para o Ensino Fundamental II; formamos um novo espaço, para mais uma sala de aula.

23º

ANO

2014 - 23º ano de funcionamento da escola - Salas de aula das turmas de 1ª a 4ª série passaram a contar com uma televisão com acesso à internet, a fim de tornar as aulas mais dinâmicas. A escola firmou uma parceria para oferecer aulas de jiu-jítsu em sua quadra poliesportiva. As reuniões entre pais e mestres, reuniões entre a equipe pedagógica e apresentações comemorativas passaram a ser realizadas no auditório da escola, na Rua Piratininga, em frente à sede da escola.

22º

ANO

2013 - 22º ano de funcionamento da escola - Construção do auditório. As disciplinas de Língua Inglesa e Informática passaram a avaliar os estudantes com notas e aplicar provas a partir da 4ª série. O simulado da 9ª série passou a ser bimestral. As salas de 5ª a 9ª série passaram a contar uma televisão com acesso à internet, a fim de tornar as aulas mais dinâmicas.

21º

ANO

2012 – 21º ano de funcionamento: Início dos trabalhos de Psicologia Escolar. Início das aulas de Espanhol, no período vespertino, para 6ª a 9ª série. Início das aulas de Língua Inglesa na Educação Infantil, a partir do Nível II. Início das aulas de Língua Portuguesa e Matemática no período vespertino para 6ª a 9ª série. Divisão dos ensinos da Língua Portuguesa, para a 2ª à 9ª série:

- Interpretação Textual e Análise Linguística;

- Leitura e Produção Textual.

20º

ANO

2011 - 20º ano de funcionamento: 730 alunos matriculados. Mudança da fachada da escola. Reforma da calçada, aplicou-se o piso tátil. Comemoração dos 20 anos da escola. Contratou-se mais uma coordenadora para 6ª a 9ª série.

19º

ANO

2010 - 19º ano de funcionamento: 702 alunos matriculados.  Reforma das duas entradas da escola. Reforma da recepção e da parte administrativa da escola.

18º

ANO

2009 – 18º ano de funcionamento: 668 alunos matriculados. Mudança no Laboratório de Informática de 6ª a 9ª série. Reforma da cantina da escola. Reforma da recepção de 6ª a 9ª série. 1ª FELUMA – Feira de livros usados, para as turmas entre a 6ª e a 9ª série.

17º

ANO

2008 – 17º ano de funcionamento: Mudança da organização da Educação Infantil por conta dos 9 anos. Reforma do pátio de 6ª à 9ª série. Reforma da Chácara Máxima.

16º

ANO

2007 – 16º ano de funcionamento: Construção de mais uma sala para a 6ª série e mais uma sala de informática. Implantação da 9ª série. Instalação de dois elevadores. Construção de um banheiro para os alunos especiais. Início das aulas de Sociologia para 6ª e 7ª séries.

15º

ANO

2006 – 15º ano de funcionamento: 600 alunos matriculados. Compra de armários para as salas de 5ª a 8ª série. Construção da área verde no terreno ao lado da escola. Comemoração dos 15 anos da Escola (em Novembro). Editado o 1º livro de Poesias, pelas 8ª séries.

14º

ANO

2005 – 14º ano de funcionamento: Formatura da 1ª turma da 8ª série. Implementação do laboratório de Ciências. As salas de 5ª a 8ªsérie.

13º

ANO

2004 – 13º ano de funcionamento: Reformou-se do prédio da 5ª à 8ª série, foram construídas outras quatro salas em seu segundo piso. Alugou-se um terreno ao lado da escola para a recreação da Educação Infantil e das turmas de 1ª a 4ª série.

12º

ANO

2003 – 12º ano de funcionamento: havia 579 alunos matriculados. Primeiro ano da 5ª série. Primeira edição da revista "Potência Máxima". Construíram-se duas salas para as quartas séries.

11º

ANO

2002 – 11º ano de funcionamento: Iniciaram-se os trabalhos na 5ª série, com duas turmas de 28 alunos em cada uma. Construiu-se um anexo com quatro salas de aula, quadra, cantina, salas de coordenação, sala de Língua Inglesa, de Educação Física e uma área verde. Passamos a contar com uma escola de futsal e vôlei no período vespertino, com equipes masculinas e femininas. 1ª Festa Junina da Solidariedade.  Aumentou-se o corpo administrativo.

10º

ANO

2001 – 10º ano de funcionamento: havia 497 alunos matriculados. Iniciamos uma parceria com a Escola de Língua Inglesa Yázigi Internexus, recebemos assessoria para nossas aulas de Língua Inglesa.

Aumento do edifício da escola para a implantação da 5ª série. Contratamos assessoria na área de Recursos Humanos, passamos a contar com a presença de uma psicóloga empresarial em nossa equipe. Comprou-se a Chácara Máxima, para oferecer aos alunos aulas-passeios.

ANO

2000 – 9º ano de funcionamento: havia 522 alunos matriculados. Continuamos com aulas de Natação, Coral, Informática, Inglês.

ANO

1999 - 8º  ano de funcionamento: havia 486 alunos matriculados. Reforma do edifício, foram construídas outras seis salas de aula e um laboratório.

ANO

1998 – 7º ano de funcionamento: turmas do Nível I até a 4ª série do Ensino Fundamental, recebiam-se 438 alunos devidamente matriculados. Implantação das aulas de reforço para o Ensino Fundamental da 1ª à 4ª série. Continuamos oferecendo as aulas de natação, canto coral, Língua Inglesa e informática. Instalaram-se três hidrantes e construiu-se um reservatório de água para 7 mil litros no sistema de prevenção contra incêndios.

ANO

1997 – 6º ano de funcionamento: turmas do nível I até a 4ª série do Ensino Fundamental, recebiam-se 400 alunos devidamente matriculados. Continuamos oferecendo as aulas de informática, canto coral, natação e Língua Inglesa. Mudança de endereço para a Rua Goiás, 782 – Bairro Jardim dos Estados, nesta capital. O edifício que sedia a escola é próprio da mantenedora, foi adaptado para as atividades escolares, ampliando-se o espaço para os alunos.

ANO

1996 - 5º ano de funcionamento: turmas do Nível I até a 4ª série do Ensino Fundamental, recebiam-se 336 alunos devidamente matriculados. Continuamos oferecendo as aulas de informática, canto coral, natação e Língua Inglesa.

ANO

1995 – 4º ano de funcionamento: turmas do Nível I até a 4ª série do Ensino Fundamental, recebe 331 alunos devidamente matriculados. Implantação das aulas de informática, para além das aulas de Língua Inglesa, natação e de canto coral.

ANO

1994 – 3º ano de funcionamento: conforme o Estatuto Social, a Escola Máxima passou a ser denominada "Instituição Máxima de Educação" a partir de 30/03/1994. Entidade de fins ideais educacionais e culturais, de direito privado, tendo seu funcionamento por tempo indeterminado. Funcionou com turmas do Nível I até a 4ª série do 1º Grau, recebendo 255 alunos devidamente matriculados.

Implantação das aulas de canto coral, compondo a diversidade de nosso currículo junto das aulas de natação e Língua Inglesa. Criou-se a 1ª edição do jornal "Geração Máxima", numa tiragem de 1000 exemplares. Realiza-se a 3ª Exposição de trabalhos. Primeira turma da 4ª série que sai da escola, com bases sólidas, confirmando a importância do desenvolvimento do senso crítico, da atitude argumentadora e do espírito de participação em sociedade.

ANO

1993 - 2º  ano de funcionamento: turmas do Nível I até 3ª série do 1º Grau, acolhendo um total de 144 alunos. Mudança de endereço, para a rua Padre João Crippa, 2299, para melhor atender aos alunos. Implantação das aulas de Língua Inglesa e natação, renovando nosso currículo.

ANO

 1992 -1º ano de funcionamento: turmas do Nível I até a 2ª série do 1º Grau, com profissionais especializados e bem remunerados, acolhendo um total de 110 alunos.